Foto: Hélia Scheppa/Governo de Pernambuco

Em mais uma demonstração de compromisso com as políticas de prevenção ao crime e à violência em Pernambuco, o governador Paulo Câmara assinou, nesta quarta-feira (05), convênio com três agências internacionais vinculadas à Organização das Nações Unidas (ONU): a ONU-Habitat, a Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O objetivo da parceria é desenvolver ações de prevenção social, promoção de espaços urbanos de qualidade e integração da população vulnerável, baseado nas metodologias e ferramentas das entidades parceiras.

A iniciativa integra a 2º etapa do Programa Pernambuco pela Prevenção, realizado pela Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.

“A grande política para reduzir os índices de violência é a prevenção. Essa parceria vai agregar muito ao trabalho que vêm sendo realizado nesse âmbito. Vamos começar com a Região Metropolitana do Recife, mas o objetivo é expandir. A iniciativa vai nos dar condições de avançar e, nesse primeiro momento, chegar aos lugares mais vulneráveis, que já estão devidamente identificados”, afirmou Paulo Câmara.

Além do anúncio sobre as parcerias, mais duas ações foram autorizadas para expandir o Programa Pernambuco pela Prevenção: a ampliação de dez mil vagas de oficinas e a contratação de uma equipe específica para atuar nessa nova etapa.

“O que a gente tem de inédito aqui é o trabalho de três agências diferentes da ONU. O PNUD trabalha a perspectiva de desenvolvimento, o UNODC a perspectiva da prevenção às drogas, e a ONU Habitat trabalha na questão do desenvolvimento territorial”, explicou a a coordenadora da Unidade de Governança e Paz do PNUD, Moema Freire.

A ideia é seguir o trabalho de fortalecimento do Estado, realizando essa avaliação do que está funcionando e do que poderia ser melhorado, para cada vez mais atingir uma população mais ampla de beneficiários”, completou.

Com informações do Governo de Pernambuco