Após o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, governadores e parlamentares do PSB se manifestaram com duras críticas em suas redes sociais e para veículos de comunicação.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, mostrou indignação diante da fala do presidente, e afirmou que estamos “sem direção”.

“Esse pronunciamento está na contramão das orientações dos cientistas, da realidade do mundo e das ações do Ministério da Saúde. Confunde a sociedade e atrapalha o trabalho dos estados e munícipios, menospreza os efeitos da pandemia”, criticou.

Casagrande afirmou ainda que “os governadores precisam se reunir”. “O ministro e os governadores de um lado e o presidente menosprezando a pandemia de outro”, disse.

“Sem comando”

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara também criticou duramente o posicionamento adotado pelo presidente e afirmou que em seu Estado todas as medidas restritivas continuam mantidas.

“Enquanto líderes de vários países tomam medidas necessárias para conter o avanço no novo coronavírus, aqui no Brasil o presidente Bolsonaro vai na contramão do que defendem autoridades sanitárias e o próprio Ministério da Saúde. Um discurso que, lamentavelmente, comprova que o Brasil está sem comando num dos momentos mais desafiadores de sua história. O sacrifício é imenso, sabemos disso. Mas todo esforço tem um único objetivo: salvar vidas. É tempo de serenidade, união e muito trabalho”, finaliza.

“Desprezo à dor das famílias”

A senadora Leila do Vôlei (PSB-DF) pediu união e sobriedade das lideranças diante da crise que o país enfrenta. “O lamentável discurso do presidente da República bate de frente com as orientações da Organização Mundial da Saúde, de líderes mundiais, especialistas e até do Ministério da Saúde, que tem feito um bom trabalho”, disse.

“Reduzir a pandemia a uma gripezinha é ignorar o cenário mundial e desprezar a dor das famílias que perderam entes queridos. O papel de um líder é orientar e não gerar dúvidas. A incerteza coloca a vida dos brasileiros em risco”, analisou.

“Desconectado da realidade”

O deputado federal Alessandro Molon (RJ), líder da bancada na Câmara, afirmou que Bolsonaro está desconectado da realidade:

“Em pronunciamento que atingiu o ápice da irresponsabilidade, o presidente negou a gravidade do novo coronavírus, insistiu que se trata de uma ‘gripezinha’ e convocou as pessoas a voltarem às ruas. É um crime contra a vida do povo brasileiro”, afirmou.

Assessoria de Comunicação/PSB nacional