A democracia brasileira foi afrontada mais uma vez pelo presidente da República, que participou de manifestação em que se propunham iniciativas como o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF), a intervenção militar e a decretação de norma semelhante ao Ato Institucional Nº 5. A simples presença do presidente em evento desta espécie é um insulto à ordem democrática, atendendo apenas e tão somente às suas estratégias e interesses políticos.

Dentro deste contexto é muito bem vinda manifestação do general Santos Cruz, que declara em seu perfil no Twitter que o Exército brasileiro é “instituição de Estado e não de governo”, perfilando-o nesses termos à defesa da democracia. O general observa, ainda, que a democracia exige “disputas civilizadas, equilíbrio de Poderes e aperfeiçoamento das instituições”.

Esperamos nós todos, que temos na democracia uma garantia civilizacional, que outros membros do Exército brasileiro tenham a mesma postura que o general Santos Cruz. Afinal de contas, não se deve permitir que as Forças Armadas, alicerce da vida democrática, sejam envolvidas com iniciativas flagrantemente político-ideológicas, que não representam em absoluto o pensamento majoritário do povo brasileiro.

CARLOS SIQUEIRA
Presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro – PSB