A bancada gaúcha na Câmara está insatisfeita com a atuação do Governo Federal no que se refere à proposta de ajudar os estados a sanearem suas dívidas. Em reunião na quarta-feira (4) com o presidente do Senado, Renan Calheiros, o líder do PSB, Beto Albuquerque (RS), disse estar preocupado com a posição do Governo Dilma de recuar na revisão dos juros das dívidas dos estados.
“Fica cada dia mais evidente que o Governo dá meia volta na proposta de rever o indicador dos juros das dívidas e, para nós gaúchos, isso é uma tragédia”, explicou o líder. Ao que tudo indica o problema não está no Parlamento, segundo Beto. “A Câmara já votou essa matéria, o Senado deseja votar e esta é a manifestação do presidente Renan Calheiros”, completou.
Em uma visão mais ampla sobre o problema, o líder socialista lamentou o fato desse assunto se tornar grande entrave também em 2014. “A hipótese de que a matéria seja votada ainda nesse ano é mínima, e vamos ter muita dificuldade de votar ano que vem, onde teremos um Carnaval muito tarde e a Copa do Mundo. Não teremos tempo de poder dar equilíbrio fiscal às contas e finanças do Rio Grande do Sul.”
Beto destacou ainda que esse recuo deixa patente e inquestionável as fragilidades fiscais do Governo Federal. “Se os números são exatamente aqueles que o ministro da Fazenda andou falando, o governo não deveria recuar nessas propostas”, concluiu.