Em alusão ao Dia Internacional Contra a LGBTfobia, celebrado em 17 de maio, o Governo do Maranhão realizou uma programação especial com o evento “Políticas LGBTI+ no Maranhão: avanços e desafios”.
Na abertura do evento, representantes do Observatório de Políticas Públicas LGBTI+ do Maranhão apresentaram o Boletim da Violência Letal Contra a População Trans e Travesti no Estado.
Entre as ações do governo estadual em andamento estão o Plano Estadual de Políticas Públicas LGBTI, que foi protocolado na semana passada no gabinete da Casa Civil; o Plano Estadual da Saúde Integral da População LGBTI; o Plano Estadual de Empregabilidade; e o projeto Casarão da Diversidade, que é uma casa de acolhimento para a população LGBTI em situação de vulnerabilidade e que dispõe de atendimento psicossocial.
A secretária de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Lília Raquel Souza, destacou que essas políticas públicas foram construídas coletivamente e que o governador Carlos Brandão (PSB) reconhece a responsabilidade de sua gestão em articular essa rede, planejar, acompanhar e monitorar essas ações e atendimentos de assistência que a população LGBT precisa.
Na área de segurança pública, também foram destacadas ações contra a homofobia e qualquer crime contra a população LGBTI+.
Além dos debates, foram realizadas apresentações artísticas, um debate sobre economia solidária como segmento de trabalho e renda para a população LGBTQI+, e a oferta de serviços como a emissão de RG e CPF, orientações sobre a Previdência Social, cadastro para vagas de trabalho do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e informações do Programa Municipal de IST, HIV e AIDS.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo do Maranhão