Avançando na democratização do acesso à saúde, especialmente em áreas remotas onde o acesso a serviços médicos de qualidade é limitado, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), lançou o programa de telemedicina para ampliar o atendimento especializado nos municípios do Estado, inclusive em áreas indígenas e quilombolas.
No evento de lançamento, realizado nesta quarta-feira (22), foram acolhidos mais de 400 profissionais do programa Mais Médicos, contribuindo para alavancar ainda mais os indicadores de saúde da atenção primária.
Por meio do programa, serão garantidas consultas on-line com médicos de mais de 17 especialidades como pediatria, cardiologia, neurologia, dermatologia entre diversas outras, além de atendimentos de enfermagem, medicina da família e cuidados paliativos.
O usuário será consultado por um clínico geral na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do bairro ou povoado do município onde mora e, após essa avaliação, será encaminhado para consulta com o médico especialista via on-line. Durante a chamada de vídeo, o paciente estará acompanhado do clínico que fez o encaminhamento. E, caso precise, será encaminhado para a realização de exames complementares nos centros de especialidades, policlínicas e outras referências próximas.
Os municípios que aderirem ao programa vão receber suporte do governo estadual, que vai disponibilizar computadores para o desenvolvimento das atividades. O projeto Telemedicina será desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, a Beneficência Portuguesa (que fará a capacitação dos profissionais) e os municípios maranhenses, através do projeto TeleNordeste, que é uma iniciativa de Telessaúde do Ministério da Saúde, realizada por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
Impulsionado pela atuação estratégica da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) como articuladora e mobilizadora, o programa tem a meta de alcançar todos os 217 municípios maranhenses.
O governador Brandão afirmou que a solenidade foi um momento de quebra de paradigma no Maranhão..
“Estamos lançando um projeto muito importante para a saúde. O Telemedicina vai proporcionar assistência com especialistas altamente qualificados, para que a gente possa conseguir diagnósticos precisos, ampliando essa oferta nos municípios, pois nós sabemos das dificuldades. E com o reforço do Mais Médicos, na atenção básica, vamos ampliar os atendimentos nas localidades mais distantes, com dificuldades de acesso, de deslocamento”, disse.
O projeto Telemedicina faz parte do Cuidar de Todos, programa lançado em agosto deste ano pelo governador Carlos Brandão. O Cuidar de Todos é o maior programa de incentivo e apoio à Atenção Primária à Saúde (APS) do Maranhão, desenvolvendo diversas ações para garantir assistência integral à população dos municípios.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo do Maranhão