O prefeito de Palmas e candidato à reeleição, Carlos Amastha (PSB), tem como uma de suas diretrizes de governo para os anos de 2017 a 2020 o fortalecimento da educação integral, área considerada pelo socialista um instrumento de transformação social na capital do Tocantins.
Amastha também tem como diretriz de gestão a ampliação da rede tecnológica e o acesso à internet nas escolas da rede pública municipais, inclusive na área rural. Outra diretriz do candidato socialista é a ampliação e reforma das Unidades Educacionais de Palmas.
Entre as capitais brasileiras, Palmas foi um dos destaques da última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O município obteve o melhor índice (nota 5.6) entre capitais nas séries finais do ensino fundamental – 8º e 9º ano. Nas séries iniciais do ensino fundamental, Palmas tirou nota 6.2, ficando atrás apenas de Curitiba, que ficou com 6.3.
Segundo o prefeito, os dados comprovam a eficácia de um trabalho de longo prazo da gestão socialista. “O resultado está aí e, sem dúvida, é motivo de orgulho. Mostra que, ao contrário do que dizem, a qualidade da educação palmense não caiu, pelo contrário, já superamos as metas de 2021. Daqui por diante é investir mais ainda em capacitação dos nossos professores e em estrutura”, afirma Amastha.
De acordo com o secretário municipal de Educação de Palmas, Danilo de Melo Souza, os resultados mostram a consistência do ensino ministrado nas escolas que compõem a rede municipal da capital tocantinense. “Curitiba tem 20 anos de reforma educacional, o IDH (índice de Desenvolvimento Humano) e a renda são superiores e isso influencia no resultado. Em Palmas, boa parte das crianças que inicia sua vida escolar na rede vive em vulnerabilidade social, mas ainda assim podemos dizer que foi um empate técnico nas séries iniciais”, analisa o secretário.
Segundo a pesquisa Ibope mais recente realizada em Palmas, Amastha abriu 20 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Raul Filho (PR). O socialista tem 41% das intenções de voto, segundo levantamento encomendado pela TV Anhanguera, afiliada da TV Globo, em meados de setembro. Seu adversário direto tem, para o Ibope, 20% das intenções de voto. A pesquisa ouviu 602 eleitores e tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional