Ao participar do Seminário Desenvolvimento e Ferrovias – Região Nordeste, a senadora Lidice da Mata (PSB-BA) disse que o resgate das ferrovias passa por uma mudança conceitual. Segundo ela, um aspecto fundamental ao se falar nas ferrovias é tratar não somente do logístico, mas do resgate de sua dimensão humana.
De acordo com a Senadora, quando as ferrovias priorizam o transporte de cargas em detrimento ao de passageiros, deixam de ser queridas pelas populações, a exemplo do que ocorre na Região Metropolitana de Salvador, “onde hoje são consideradas um entrave ao desenvolvimento e tidas como nefastas com suas cargas químicas”,assinalou.
Privatizada em 1996, a malha ferroviária brasileira está quase que totalmente entregue ao transporte de cargas. Segundo levantamento da Agência Nacional de Transportes (ANTT) terrestres, 66% de todo o transporte ferroviário no país é utilizada para levar minério de ferro e soja das zonas produtoras aos principais portos do País.
Vice-presidente da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias, Lídice foi a anfitriã do Seminário realizado na última sexta-feira (23), no Othon Palace Hotel, em Salvador. “Já realizamos o seminário em outras três regiões brasileiras e em nenhum deles tivemos a presença de um governador, um ministro e dois senadores”, elogiou o deputado federal Pedro Uczai (PT-SC), referindo-se à participação do governador Jaques Wagner, do ministro os Transportes Paulo Sérgio Passos, e dos senadores Lídice da Mata e Walter Pinheiro.
Também estiveram presentes, entre outras autoridades, o presidente da Agência Nacional de Transportes terrestres, Bernardo Figueiredo, e os deputados federais Alice Portugal, Daniel Almeida PCdoB) e Rui Costa (PT) e os secretários de planejamento, Zezéu Ribeiro, e da Casa Civil, Eva Chiavon.
“Felizmente temos três grandes ferrovias sendo construídas nesse momento, e as três cortam o Nordeste”, disse o governador Jaques Wagner, referindo-se à Ferrovia Norte-Sul, à Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol) e à Transnordestina. “E entendemos que essa malha precisa ser ampliada”.
De acordo com o ministro dos Transportes, a Ferrovia da Integração Oeste-Leste vai incorporar ao estado uma infraestrutura de grande capacidade, e diferenciada. “Isso vai dar condições à exportação da produção de grãos, que já assume grande dimensão no Oeste da Bahia, que tende a crescer, e será estimulada a partir da presença de uma ferrovia”, destacou Sérgio Passos.
Um dos pontos altos do encontro foi a homenagem ao engenheiro civil, professor da Ufba e deputado federal Vasco Neto. Falecido recentemente, Vasco Neto é o idealizador da Ferrovia Oeste-Leste, e foi representado por sua filha, Maria das Graças Azevedo, recebeu uma placa em homenagem ao projeto pensado por seu pai.
“Meu pai sonhou essa ferrovia há 50 anos. Nosso agradecimento público à senadora Lídice da Mata, que deu a ele o título de cidadão baiano e ao governador Jaques Wagner que deu a ele uma das últimas alegrias na vida ao dizer a ele que a ferrovia Oeste-Leste levará o seu nome”.
O Seminário Desenvolvimento e Ferrovias já reuniu lideranças políticas e do setor em torno do aprimoramento da política nacional ferroviária em outras quatro regiões do País: São Paulo-SP (Sudeste), Porto Alegre-RS (Sul) e Cuiabá-MT (Centro-Oeste). No dia 24 de outubro será a vez de Rio Branco-AC (Norte) e no dia 6 de novembro ocorre o último dos encontros, de dimensão nacional, em Brasília.