A Plataforma Participativa ‘Juntos pelo Brasil’ registrou mais de 277 mil acessos e mais de 13 mil sugestões ao documento-base que reúne as diretrizes do programa da chapa Lula-Alckmin, formulado de forma conjunta pelos partidos da coligação. O quantitativo faz da iniciativa o maior processo participativo para um programa de governo da história do país.
As diretrizes destacam a urgência do combate à fome e a pobreza; a retomada do investimento para gerar crescimento e emprego; o combate à inflação e a redução do custo de vida; a defesa da Amazônia, o respeito às leis ambientais e a proteção dos povos indígenas; além da defesa da democracia, da justiça, da paz, da soberania e da reinserção do Brasil no mundo.
A Plataforma recebeu sugestões entre os dias 20 de junho e 20 de julho, pelo site https://www.programajuntospelobrasil.com.br/. Contribuíram pessoas de forma individual e coletivos, alguns representando reflexões e bandeiras históricas de diversos movimentos sociais.
Dentre o conjunto dos temas recebidos, 15% foram sobre Direitos Humanos, 12% sobre Educação e 7% sobre Saúde. E o tema “Nova estratégia nacional de desenvolvimento justo, solidário, sustentável, soberano e criativo” representou 5% do total.
Houve mais de 277 mil acessos à Plataforma, representando pessoas que propuseram, que baixaram as diretrizes do Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil e que também leram as propostas feitas por outras pessoas. Foram contabilizados mais de 14 mil downloads das diretrizes.
De acordo com os responsáveis pela Plataforma, o processo de participação social continuará depois de encerrar o prazo de contribuições. Tudo será sistematizado e entregue à Comissão de Redação do Programa de Governo. Além disso as propostas serão organizadas e entregues às equipes de transição e dos futuros ministérios.