O presidente da União Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (UNALGBT), Andrey Lemos, assinou ficha de filiação ao PSB na tarde desta sexta-feira (3), em um ato político na sede nacional do partido, em Brasília. O evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais do PSB-DF.
O historiador e mestre em Políticas Públicas em Saúde pela Fiocruz tem se destacado no debate e defesa dos direitos das comunidades LGBT e negra no país, um dos que mais matam pessoas desses segmentos no mundo. Lemos sustenta que a discussão sobre a saúde da população LGBTQIA+ não pode ficar restrita à prevenção do HIV/Aids.
Por meio da UNALGBT, entidade do Conselho Nacional de Saúde (CNS) fundada em 2015, Lemos destaca que o segmento se fortaleceu e que a participação social tem sido fundamental para a garantia de direitos como o uso do nome social e o acesso ao chamado processo transexualizador no Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, em sua opinião, o machismo, o racismo e a LGBTfobia têm se aprofundado no governo de Jair Bolsonaro.
“Eu, enquanto homem negro LGBT do candomblé, posso dizer que sou essa figura que ao longo da minha trajetória uso meu corpo, minha voz, minha história, minhas ideias, meus sentimentos pra lutar em defesa do maior bem do povo brasileiro que é a democracia. Espero poder contribuir efetivamente com o que o partido precisa nesse momento, na história do Brasil, e precisamos primeiro de tudo derrotar o fascismo que se isntalou no Palácio do Planalto e que vem fazendo da necropolítica a construção de um necropoder”, defendeu.
“Podem contar comigo e eu tenho convicção de que as lutas que virão serão desafiadoras, mas tenho certeza de que estamos construindo um time à altura dos desafios que a gente vai ter que enfrentar”, finalizou.
Estiveram presentes no evento o presidente do PSB-DF, Rodrigo Dias, as secretárias nacionais dos segmentos LGBT Socialista e Negritude Socialista Brasileira, Tathiane Araújo e Valneide Nascimento, respectivamente, a representante da NSB-DF, Adna Santos (conhecida como Mãe Baiana de Oyá), o secretário distrital do LGBT Socialista, Alisson Prata, o representante do PSB Inclusão, Pedro Lucas, o presidente da Juventude Socialista do DF, Douglas Melo, o pré-candidato do PSB ao Governo do DF, Rafael Parente, o fundador do segmento LGBT Socialista, Flávio Breves, e o secretário distrital da NSB Pablo Feitosa.
Rodrigo Dias destacou que é um privilégio ver Andrey Lemos integrando o PSB em um momento em que o partido passa por um processo de Autorreforma. “Nesse momento, nada melhor do que a gente trazer para o PSB uma liderança que tem essa história de luta pelos direitos humanos, pelas igualdades, que conhece a realidade do nosso país e das minorias políticas, e que tão bem representa a voz desses públicos que a gente busca representar enquanto partido”, ressaltou.
Tathiane Araújo também saudou o ingresso de Lemos no partido. “O nosso PSB e os segmentos LGBT Socialista e Negritude se fortalecem cada vez mais nas trincheiras dos movimentos sociais. Bem-vindo à luta pela retomada da democracia, companheiro!”, afirmou.
Valneide Nascimento afirmou que sente-se feliz com a chegada do historiador ao PSB. “Estou satisfeita em estar aqui endossando sua filiação, recebendo um militante do seu tamanho, da sua postura, com seu projeto para enriquecer e fortalecer para que possamos fazer esse partido unido, forte, aguerrido e pra que possamos dar mais um passo adiante”, disse.
Por meio de um vídeo exibido durante o ato, o ex-governador do DF, Rodrigo Rollemberg, afirmou que Andrey Lemos é “uma grande aquisição para o nosso partido”. “É um grande especialista em saúde coletiva, é um defensor do SUS e dos direitos humanos, é uma grande liderança contra a LGBTfobia, contra a discriminação racial, e eu tenho certeza de que ele será um excelente deputado distrital representando o PSB na Câmara Legislativa”, apontou.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional