Em reunião por meio de videoconferência com governadores dos estados da região Sudeste e o presidente da República, Jair Bolsonaro, na manhã desta quarta-feira (25), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, criticou a posição de “confronto” adotada pelo presidente em relação aos líderes dos Executivos estaduais e garantiu que o Espírito Santo continuará seguindo o protocolo de quarentena pelos próximos dias até que a transmissão do novo Coronavírus seja controlada e, assim, os estabelecimentos comerciais possam ser reabertos gradativamente.

Casagrande criticou o pronunciamento do Presidente da República em rede nacional. Para o socialista, defender a flexibilização do isolamento social imposto para o controle do Coronavírus, Bolsonaro não só contraria o posicionamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do próprio Ministério da Saúde, como também dificulta o trabalho de contenção que vem sendo feito por estados e municípios.

“A palavra dele pode estabelecer o relaxamento das pessoas. Por isso eu faço um apelo: que a gente continue com os mesmos cuidados que temos até agora”, afirmou o governador.

Casagrande pediu a união dos entes federados e cobrou eficiência do governo federal na resolução de impasses que afetam hoje os Estados, como a distribuição de vacinas contra a influenza e a aquisição de testes rápidos para o diagnóstico do novo coronavírus, além de respiradores para a abertura de novos leitos de UTI.

Sobre as medidas adotadas no Estado do Espírito Santo, que seguem as recomendações da OMS, Casagrande afirmou que, por questão de responsabilidade, “não pode pagar para ver”. Por isso, no Espírito Santo, tem tomado decisões para achatar a curva de contaminação da doença, que tem se espalhado rapidamente pelo país, e para que “o sistema de saúde possa dar conta”.

Durante a conferência, Casagrande também solicitou ao Ministério da Saúde o reforço das medidas contra o Coronavírus. Segundo ele, foram solicitados mais respiradores mecânicos, equipamentos de proteção individual e testes do vírus, além de mais doses da vacina contra a gripe, já que em alguns municípios capixabas elas estão se esgotando.

O socialista colocou o Espírito Santo à disposição para trabalhar em um ambiente de cooperação com os outros Estados. “Queremos com essas ações mais fortes, fazer a barreira ao vírus e, que daqui uns dias, possamos atuar verticalmente como sugere o presidente”, disse.

Crédito e redução de juros

O governador Renato Casagrande (PSB) destacou, nesta quarta-feira (25), medidas econômicas que serão tomadas para ajudar quem terá prejuízos com a pandemia do coronavírus no Estado.

Ele afirmou que o governo estadual vai disponibilizar crédito e reduzirá juros para empresas e consumidores. “O Estado vai disponibilizar crédito e tomará medidas de desburocratização, que posterguem validades de certidões, que posterguem e ampliem validades de licença ambiental”, exemplificou.

“Que a gente possa ter um fundo que permita equalizar os juros, para serem mais baratos para micro e pequenas empresas. Na área social do mesmo jeito. Então, o governo do Estado fará tudo que estiver ao alcance para que possa minorar o sofrimento das pessoas que estão tendo redução da atividade econômica, perdendo suas atividades”, detalhou.

O socialista também reforçou a importância da continuidade das atividades econômicas que ainda conseguem se manter, mesmo em meio à crise. Segundo ele, isso é necessário para que as dificuldades não sejam maiores no momento da recuperação.

“Nós estamos buscando manter, com todos os cuidados do mundo, a atividade industrial. Que alivie o ambiente para ter menos trabalhadores, para que não haja aglomeração e a gente consiga manter a atividade industrial funcionando, os serviços essenciais funcionando, para que a gente não jogue a economia lá embaixo, no zero”, disse.

Com informações do G1 e do Governo do Espírito Santo