O Governo de Pernambuco reabriu, na manhã desta quinta-feira (16), um hospital privado com 230 novos leitos de UTI para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Localizado na zona sul do Recife, o local de referência contra a Covid-19 estava desativado desde 2018 e foi requerido administrativamente pelo governo estadual com o objetivo de ampliar a assistência oferecida aos doentes infectados pela doença.

“Estamos entregando à sociedade pernambucana uma unidade de saúde exclusiva para o tratamento dos doentes do novo coronavírus que terá 230 novos leitos, sendo 100 leitos de UTI e 130 leitos de enfermaria. Nessa primeira etapa entregue hoje serão 40 novos leitos, sendo 20 de UTI e 20 de enfermaria, que já estão em pleno funcionamento”, afirmou o governador socialista Paulo Câmara.

Com um investimento total de R$ 20 milhões, a estrutura passou por ampla reestruturação com reforma de toda parte elétrica e hidráulica, além de recuperação de equipamentos. Também foram instalados um novo sistema de climatização, compra de gases medicinais, aparelho de raio-X e tomógrafo computadorizado.

A previsão é que o total de 230 leitos, sendo 130 de enfermaria e 100 de UTI, sejam inaugurados durante as próximas semanas para tratar pacientes na pandemia da Covid-19.

Quando estiver em pleno funcionamento, ao todo mais de 900 pessoas entre médicos (155), enfermeiros (170), fisioterapeutas (82), técnicos de enfermagem (360) e outros profissionais de saúde, além de apoio e administrativo irão atuar no novo serviço, que passa a compor a rede estadual de saúde.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, em pouco mais de 30 dias, por determinação do governador, Pernambuco vai ter um recorde na rede pública do Estado ao atingir a marca de 527 leitos abertos para o tratamento do novo coronavírus, sendo 254 de UTI.

O cronograma do governo estadual prevê aberturas diárias de novas vagas dedicadas para a atenção aos pacientes com a Covid-19. E, por meio do Gabinete de Enfrentamento da Epidemia, comandado pessoalmente pelo governador Câmara, a gestão estadual acompanha, permanentemente, a evolução da doença no Estado e no Brasil. A partir da necessidade, essa rede será incrementada, seja com a contratação de leitos junto à rede privada, seja com novos leitos na rede própria.

 

Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo de Pernambuco