A Prefeitura do Recife passou a utilizar cinco drones com alto-falantes para alertar, em 15 comunidades locais, sobre a importância do isolamento social. A medida busca aumentar o percentual de pessoas em casa – a meta da prefeitura é alcançar 70% da população reclusa.

Recife é considerada a capital brasileira com o maior percentual de pessoas isoladas em casa, segundo dados da empresa In Loco, que utiliza tecnologia de aplicativos parceiros de celular para medir o índice de deslocamento de usuários.

“O Recife foi a primeira cidade brasileira a realizar o monitoramento através do smartphone, e esse método tem indicado que mais pessoas têm deixado de circular nas ruas. No último domingo, o indíce de isolamento social alcançou a casa dos 66%”, disse o prefeito socialista Geraldo Julio.

Os “drones falantes” começaram a circular na última semana, com a devida autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Os sobrevoos acontecem diariamente, das 8h às 17h.

A mensagem é clara: “Atenção, atenção: esta área está sob isolamento social. Pedimos que respeitem as orientações de alerta para desocupação imediata. Favor retornar aos seus lares. A Prefeitura do Recife agradece a compreensão de todos e conta com sua ajuda. Fique em casa, pois esta é a melhor forma de combater o avanço do coronavírus”.

Cerca de 70% da área do Recife é formada por morros e áreas de difícil acesso e a utilização dos drones amplia a capacidade de comunicação com as comunidades.

A campanha #fiqueemcasa é reforçada com ações da gestão pública municipal como o envio de carros de som e mensagens via celular para cidadãos de localidades com menor índice de reclusão domiciliar.

Nesta terça-feira (21), Geraldo Julio anunciou que a Recife atingiu a marca de dois milhões de itens de equipamentos de proteção individual adquiridos e já recebidos, sendo 450 mil unidades da máscara N95, a mais indicada para os profissionais que trabalham no combate à doença.

Além dos equipamentos de proteção individual, foram contradados mais 1.346 profissionais para atuar no enfretamento da doença. “Desse valor, 925 foram contratados pela prefeitura e 421 profissionais foram contratados pelas entidades que estão administrando os hospitais provisórios Recife 1, na rua Aurora, e o Recife 2, no bairro dos Coelhos”, informou.

Com informações do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco