
Senadores João Capiberibe (esquerda) e Antônio Carlos Valadares (direita) foram indicados pelo bloco Socialismo e Democracia.
O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (30), a nova formação do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar nos próximos dois anos. Os socialistas João Capiberibe (AP) e Antônio Carlos Valadares (SE) integram o colegiado pelo bloco Socialismo e Democracia, que reúne o PSB e outras siglas progressistas.
Composto de acordo com o chamado “princípio da proporcionalidade partidária”, o Conselho de Ética do Senado é formado por 15 titulares e 15 suplentes.
O colegiado foi criado em 1993 e tem como funções zelar pelo cumprimento do Código de Ética e Decoro Parlamentar e do Regimento Interno do Senado. É responsável, por exemplo, por receber e analisar representações e denúncias contra senadores, além de recomendar ao plenário a cassação de mandato.
Com a aprovação dos nomes, será marcada a primeira reunião para instalação do conselho e a eleição do presidente e vice-presidente. A reunião será presidida pelo integrante mais idoso.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional