
Foto: Pablo Valadares/Agência Câmara
Em comemoração aos 35 anos de criação – e 33 de implantação – do Sistema Único de Saúde (SUS), comemorados em setembro, o deputado Luciano Ducci (PSB-PR) usou a tribuna da Câmara para destacar a importância do sistema de saúde brasileiro pelo seu caráter universal, gratuito e integral, fruto da luta de setores progressistas e da esquerda.
Ducci classificou o SUS como “a maior conquista política e social do povo brasileiro, em especial, de seus segmentos menos afortunados e dos que se encontram em condição de vulnerabilidade”.
“O PSB tem tudo a ver com sua construção, tanto por seu programa, quanto por seu fazer político, Jamil Haddad demonstra este fato. Ministro da Saúde de Itamar Franco, foi o grande responsável pela implantação do SUS, visto que a NOB 93 instituiu a lógica de descentralização dos serviços de saúde e estabeleceu critérios para seu financiamento”, afirmou o parlamentar.
Em seu mandato, Haddad estabeleceu o programa de Agentes Comunitários de Saúde, o Programa de Imunizações, e o acesso aos remédios genéricos. Para Ducci, nessa prática “não atuava apenas um homem, mas a visão de mundo do socialismo democrático”.
Em sua fala, o parlamentar lembrou também que um instrumento do tamanho do SUS precisa de aprimoramento contínuo, pois possui também suas fragilidades, “portanto, temos que convocar os brasileiros e provocar esta casa, para fazermos ainda melhor”.
O presidente do PSB no Paraná finalizou seu discurso saudando o SUS, convidando a todos a permanecerem na luta por uma saúde pública e de qualidade, com garantia de acesso universal. Ducci também agradeceu a todos os profissionais que integram o Sistema e lembrou que durante a pandemia de Covid-19 foi possível para todos os brasileiros ter dimensão da sua capilaridade.
Programa do PSB
No novo programa do PSB, são três os grandes desafios atuais para o avanço e a manutenção do SUS: mais recursos para a saúde; melhoria da gestão pública; e políticas públicas voltadas à melhoria das condições de vida.
Os socialistas defendem a criação e a adoção de fonte exclusiva para o seu financiamento, visto que sucessivos governos esvaziaram os recursos da Seguridade Social, que inclui a Saúde, com a criação da Desvinculação das Receitas da União (DRU).
Outro ponto defendido pelo PSB é a ampliação no atendimento primário, por meio do aumento do número de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Equipes de Saúde da Família (ESFs). O partido defende, também, a intensificação de programas de formação de profissionais de saúde destinados a atender aos serviços próprios do SUS.
Assista ao discurso do deputado: