
Foto: Assembleia Legislativa de Alagoas
O ex-governador de Pernambuco e ex-presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, foi homenageado com o título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas, em uma sessão solene na Assembleia Legislativa de Alagoas, na segunda-feira (16). Estiveram presentes a ex-primeira dama Renata Campos, o prefeito do Recife, João Campos, o deputado federal, Pedro Campos (PSB-PE), os presidentes estaduais do PSB em Alagoas e Pernambuco, Paula Dantas e Sileno Guedes, respectivamente, além de outros familiares do ex-governador e políticos de diversos partidos, representantes do Judiciário alagoano, prefeitos e secretários estaduais.
A solenidade, proposta pelo deputado Inácio Loiola (MDB), foi aprovada pelo plenário da Casa em 2012, antes do falecimento do ex-governador. A homenagem é um reconhecimento à contribuição do líder socialista aos alagoanos enquanto esteve à frente do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
“Meu pai não teve a oportunidade de receber essa honraria, mas a sua história e tudo o que ele fez pelo Nordeste é algo que deve nos inspirar sempre: lutar pela unidade de nossos Estados, buscar parcerias e, sobretudo, ter na política algo extremamente importante para fazer a transformação, alcançando os que mais precisam. Inácio Loiola sempre caminhou ao lado de meu pai e por meio dele quero agradecer a todos os deputados por esta homenagem”, declarou João Campos.
O deputado Inácio Loiola destacou a “altivez política” de Eduardo Campos e sua capacidade de estar próximo dos interesses dos nordestinos buscando, com a sua liderança regional, defender a união e o fortalecimento do Nordeste no plano nacional. “Eduardo Campos foi um político hábil, corajoso e determinado em fazer do Brasil um país de trabalho, prosperidade e felicidade. Pensava grande e agia como sonhava. Como gestor da coisa pública serve de exemplo a todos nós. Quando governou Pernambuco, seus programas de cunho social comprometidos com a cidadania e o bem-estar social foram reconhecidos pela ONU”, disse.
Eduardo Campos remodelou os serviços de saúde e investiu na qualificação profissional com a implantação de escolas técnicas em todas as regiões de Pernambuco, destacou Loiola. “Ele também reduziu os índices de violência e de mortalidade infantil. O Brasil ficou menor, sem a visão arguta deste notável político e sem o presidente que não teve a chance de eleger. Por onde passou, Eduardo Campos, líder respeitado, deixou a marca do seu carisma e de sua competência política e administrativa”, destacou.
O deputado estadual lembrou ainda que Eduardo Campos solidarizou-se com as famílias alagoanas vítimas das enchentes em 2010. No setor de infraestrutura, o socialista alinhou com o ex-governador Teotonio Vilela o projeto de duplicação das rodovias do litoral norte alagoano e sul pernambucano, com o intuito de fomentar o desenvolvimento integrado do turismo regional. “O político Eduardo Campos tinha um projeto integrado para o Brasil e o Nordeste. Razão pela qual concedi o título de cidadão alagoano em 2012, e a Assembleia Legislativa o reconheceu e o aprovou (anterior à sua partida inesperada)”, ressaltou.
Com informações da Assembleia Legislativa de Alagoas