
Foto: Chesf
A Frente Parlamentar em Defesa da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), criada e presidida pelo deputado socialista Danilo Cabral, lançará a campanha “Diga não à privatização do Rio São Francisco”, nesta quarta-feira (13), às 13h, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.
O ato político será realizado durante audiência pública para debater as privatizações do sistema elétrico brasileiro anunciadas pelo governo de Michel Temer no mês passado.
A frente parlamentar foi instalada no dia 29 de agosto com o objetivo de mobilizar a sociedade e o Congresso em defesa do Rio São Francisco, contra o plano de privatizar a Eletrobras e suas subsidiárias. “Poderemos fazer provocações à Procuradoria Geral da República e ao Poder Judiciário para tentar barrar o processo”, antecipou Danilo Cabral.
O deputado afirma que a mobilização popular é capaz de interromper a privatização do setor energético do Brasil. “Foi isso que fez o ministro recuar da exploração mineral da Renca (Reserva Mineral de Cobre e seus Associados), na Amazônia, abrindo um prazo de 120 dias para que a sociedade participe do debate”, disse.
Para Cabral, é preciso que o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, “dê a Pernambuco, aos nordestinos, aos irmãos dele e de Petrolina, que devem tanto ao Rio São Francisco, a mesma oportunidade de fazer esse debate de privatização da Eletrobras”.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Ascom do deputado Danilo Cabral