O prefeito do Recife, João Campos (PSB), recebeu o convite do governo da França para a cidade integrar a Ocean Rise & Coastal Resilience Coalition, uma aliança global de cidades afetadas pelo aumento do nível do mar com foco em discutir soluções para os impactos das mudanças climáticas nas zonas costeiras.
O convite foi feito pelo embaixador francês Olivier Poivre d’Arvor, enviado especial do presidente Emmanuel Macron, nesta quarta-feira (23). A partir de agora, Recife fica ao lado de metrópoles como Nova York (Estados Unidos), Xangai (China) e Jakarta (Indonésia), que já participam da coalizão.
Ao aceitar o convite, Campos ressaltou que a integração da cidade a essa aliança é um passo fundamental para garantir que o Recife esteja na linha da frente das discussões internacionais sobre resiliência costeira e captação de recursos para projetos ambientais.
“Estamos comprometidos em proteger nossas áreas costeiras e buscar soluções concretas que garantam a segurança e a sustentabilidade de nossa população frente às mudanças climáticas. Um dos pontos centrais da operação de crédito do Recife com o BID é exatamente a contratação de projetos para que a cidade possa enfrentar os eventos climáticos, por conta da suscetibilidade ao aumento do nível do mar”, afirmou o prefeito.
Além disso, o prefeito foi convidado a representar o Recife no congresso da ONU, em junho do próximo ano, onde serão discutidas alternativas de financiamento e medidas de adaptação para cidades e regiões vulneráveis ao aumento do nível do mar. O evento reunirá líderes globais e especialistas em sustentabilidade e meio ambiente.
COALIZÃO – A Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC-3) será o palco para o lançamento da coalizão “Ocean Rise & Coastal Resilience”. Criada a pedido do presidente francês Emmanuel Macron e liderada pelo prefeito de Nice, Christian Estrosi, a coalizão reunirá mil representantes de regiões afetadas pelo aumento do nível do mar, com foco na resiliência costeira. O objetivo é mobilizar autoridades locais, fortalecer o conhecimento científico sobre o aumento do nível do mar e captar financiamentos para projetos de adaptação. A coalizão foi anunciada no One Planet Summit de 2023 e será oficialmente lançada em um evento especial durante a UNOC-3.