A Paraíba se destaca nacionalmente no acesso ao Ensino Técnico integrado à rede pública. De acordo com dados do Censo Escolar 2024, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Estado ocupa a segunda colocação no país em percentual de estudantes do Ensino Médio matriculados em cursos técnicos. Atualmente, 34,1% dos alunos da rede pública — que inclui instituições estaduais e federais — estão inseridos nessa modalidade de ensino. O Piauí lidera o ranking com 52,4%.
O Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio combina a formação acadêmica tradicional com uma preparação voltada ao mundo do trabalho, ampliando as oportunidades de qualificação profissional para os jovens. O desempenho da Paraíba reforça o papel estratégico da educação técnica na inclusão social e no desenvolvimento regional, além de destacar os esforços do estado em promover alternativas de ensino que dialoguem com as demandas do mercado e o futuro dos estudantes.
“A educação é a mãe de todas as políticas públicas e, por isso, temos investido fortemente nas ações pedagógicas e na infraestrutura escolar para dar aos nossos jovens a oportunidade de realizarem seus sonhos e chegarem cada vez mais alto. Os números apontam que estamos no caminho certo, com a oferta de uma educação de qualidade, que prepara os nossos estudantes para o mercado de trabalho e para um futuro melhor”, afirmou o governador João Azevêdo.
Atualmente, apenas na Rede Pública Estadual, por exemplo, a Paraíba conta com um universo de 157 Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECITs) e quatro Escolas de Educação Profissional Técnica (EPT), com 56 modalidades de cursos oferecidos.
O desempenho da Paraíba também se destaca no Ensino Médio em Tempo Integral. De acordo com os dados do Censo Escolar 2024, 52% das matrículas da rede estadual já estão nessa modalidade — mais que o dobro da média nacional, que é de 24,2%. Atualmente, o Estado conta com 306 escolas estaduais funcionando em tempo integral, o que coloca a Paraíba na 4ª posição no ranking nacional de matrículas entre as redes estaduais.
Quando considerados os dados da rede pública como um todo — incluindo as instituições federais —, a Paraíba sobe para a 3ª colocação no país em número de estudantes matriculados no Ensino Médio em Tempo Integral.
Os dados reforçam o compromisso da gestão estadual com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), destacando a Paraíba como uma das unidades federativas que mais avançam na ampliação da jornada escolar e na articulação da educação básica com a formação técnica.