O Senado Federal aprovou o projeto de lei de autoria do deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) que declara o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém como patrimônio cultural de natureza imaterial do Brasil. A proposta, que já havia sido aprovada na Câmara dos Deputados, segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Realizado anualmente durante a Semana Santa desde 1968, o espetáculo acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, situada no distrito de Fazenda Nova, no município de Brejo da Madre de Deus (PE). Considerada a maior encenação ao ar livre do mundo sobre a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, a apresentação atrai milhares de visitantes a cada edição, movimentando o turismo, impulsionando a economia local e promovendo um valioso intercâmbio cultural.
Para o deputado Felipe Carreras, o reconhecimento é uma conquista histórica. “A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é um patrimônio do nosso povo. Mais do que um espetáculo, ela representa fé, tradição e identidade. Essa conquista é de todo o povo pernambucano”, destacou o parlamentar.
Com a sanção presidencial, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém passará a integrar oficialmente o conjunto de bens imateriais protegidos pelo Estado brasileiro, o que garante maior visibilidade, valorização cultural e apoio à sua continuidade ao longo dos anos.
Com informações da Folha de Pernambuco