
Foto: Hélio Filho/Secom
O Governo do Espírito Santo aderiu ao Plano Juventude Negra Viva, uma iniciativa nacional voltada para o enfrentamento do racismo estrutural e da violência letal que afeta a juventude negra no Brasil.
A assinatura do documento aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, durante a Caravana da Juventude, do Governo Federal, e contou com a presença do governador Renato Casagrande (PSB) e do ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.
A caravana promove a mobilização pela aprovação do Plano Nacional de Juventude, formar as juventudes a respeito de seus direitos garantidos no Estatuto da Juventude, bem como fortalecer os conselhos e órgãos gestores de juventude em âmbito estadual e municipal, por meio de capacitação e formação.
Já o Plano Juventude Negra Viva foi construído de forma interministerial e com participação social, tendo como objetivo promover a inclusão social, a equidade racial e a garantia de direitos por meio de ações integradas nas áreas de educação, trabalho, cultura, saúde, segurança pública e justiça.
Ao valorizar a vida da juventude negra e combater as desigualdades raciais, o plano reafirma o compromisso do Estado com a construção de uma sociedade mais justa, diversa e igualitária.
“Temos uma política bem estruturada para a juventude no Espírito Santo com diversas ações em execução. Esse trabalho que o Governo Federal vem desenvolvendo só fortalece o que vem sendo feito. Queremos seguir com esse pensamento de investir forte em nossa juventude para que possamos afastá-los do mundo da criminalidade e gerar oportunidades para que possam transformar suas vidas e de seus familiares”, destacou Casagrande.
O Espírito Santo tem protagonismo com iniciativas como os Centros de Referência das Juventudes (CRJs), o Programa de Empregabilidade e Qualificação Profissional para Jovens Capixabas (EmpregaJUV), o Nosso Crédito Juventude Empreendedora (CredJuv) e a regulamentação do Fundo Estadual para as Juventudes (FEJUVES), que demonstram o impacto positivo de políticas públicas estruturadas.
O ministro Macêdo falou das ações desenvolvidas pelo Governo Federal para as juventudes. “Juventude é coisa muito séria. A juventude é o presente e o futuro do país. Por isso, estamos aqui e também porque o governo Lula tem compromisso com os jovens do Brasil e com o fortalecimento das políticas públicas de juventude. Hoje, estamos dando alguns passos importantes aqui. Temos a nossa Caravana para dialogar com os jovens sobre o Plano Nacional de Juventude e tivemos a adesão do Estado ao Plano Juventude Negra Viva, pois entendemos que é dever do Estado e compromisso da sociedade firmar este pacto de construção de políticas públicas para as pessoas negras, contra o preconceito e a violência e por mais oportunidades”, declarou.
Durante o evento, ainda foi assinado o convênio para promoção de equipamentos para a Praça da Juventude, no município de Viana, por meio do Programa Estação Juventude. A praça é um espaço público inaugurado com o objetivo de oferecer atividades esportivas, culturais e de lazer para a população local, especialmente os jovens.
O secretário nacional de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, do Ministério da Igualdade Racial, Tiago Santana destacou a importância do Programa Juventude Negra Viva.
“A nossa juventude precisa, além de todas essas políticas, o básico, que é viver. E quem mais está sendo ameaçado hoje de não saber se sai de casa e volta com vida, é a nossa juventude negra. Por isso, nós, o governo do presidente Lula, numa política inovadora, lançamos o Plano Juventude Negra Viva. Resultado de uma construção coletiva, que rodou o Brasil todo, mobilizando a nossa juventude para que o governo federal, os Estados e os municípios se comprometam numa agenda potente para garantir a vida da juventude negra”, disse.
Segundo Santana, o Plano Juventude Negra Viva é “um chamado e um pacto” para garantir que a juventude brasileira possa pensar e ajudar os governos a construírem um Brasil com mais estrutura e com políticas públicas voltadas para os direitos e oportunidades da juventude negra.
A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, que representou o Governo do Estado na edição da Caravana na Escola Estadual em Vitória, destacou a importância das entregas para as juventudes capixabas: “Estas entregas ampliam as ações do Governo do Estado direcionadas às juventudes. São conquistas que reafirmam o compromisso do Governo do Estado com a vida, a equidade e o futuro das juventudes.”
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo do Espírito Santo






