Foto: Edson Holanda/PCR

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), formalizou uma nova modalidade de convênio dentro do programa federal Agora Tem Especialistas, tornando a capital pernambucana a primeira cidade do país a contar com a iniciativa. Por meio dela, pacientes da rede municipal terão acesso a consultas e procedimentos de média e alta complexidade por meio dos convênios.

Dessa forma, o Ministério da Saúde busca ampliar e agilizar o acesso da população a atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo a rede pública e reduzindo o tempo de espera por consultas e cirurgias. Serão R$ 35 milhões do Governo Federal que vão garantir mais de 6,8 mil procedimentos por ano.

A parceria foi feita com os hospitais Hapvida, Santa Casa de Misericórdia e Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e permite que entidades com dívidas ou tributos federais troquem abatimentos por atendimentos realizados pelo SUS.

No caso do Hapvida, os recursos que seriam destinados ao ressarcimento serão substituídos por atendimentos a pacientes da fila de espera por consultas e cirurgias. Já o Imip e a Santa Casa farão o abatimento de dívidas e impostos, inclusive futuros, em troca dos atendimentos prestados.

Os serviços ofertados pelas três instituições abrangem procedimentos de média e alta complexidade, desde cirurgias simples, como hérnia e vesícula, até atendimentos em ortopedia e oncologia.

“O Hapvida, o Hospital Santo Amaro da Santa Casa e o Imip, que é o maior hospital 100% SUS do Brasil, assinaram parceria com a cidade do Recife para realizar milhares de procedimentos em pessoas que estão na fila do SUS. Isso será custeado pelo Governo Federal e executado em parceria com a Prefeitura do Recife”, explicou Campos.

A assinatura do termo foi feita no gabinete do prefeito João Campos e contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde e das instituições de saúde participantes.

 

Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Prefeitura do Recife