O PSB manifestou repúdio às ameaças e ataques dirigidos à senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA). Em duas notas oficiais, uma divulgada pela bancada do PSB no Senado e outra pela Secretaria Nacional de Mulheres do partido, a sigla condenou toda forma de violência contra a mulher e reafirmou seu apoio integral à atuação da parlamentar.
As manifestações ocorreram após a divulgação de ameaças de morte recebidas pela senadora, motivadas pela apresentação de um projeto de lei que criminaliza a misoginia e a inclui na Lei do Racismo.
Em nota, o PSB no Senado destacou a importância do enfrentamento à misoginia e da defesa da igualdade de gênero.
“Nenhuma ameaça será capaz de calar sua voz firme e corajosa na defesa da igualdade de gênero e no enfrentamento do preconceito e da discriminação”, afirma o texto.
O partido ressaltou que o combate à violência e ao preconceito de gênero é essencial para consolidar uma sociedade justa, democrática e igualitária, na qual todas as mulheres possam exercer seus direitos com segurança, respeito e dignidade.
A Secretaria Nacional de Mulheres do PSB também divulgou nota denunciando o caráter misógino das ameaças.
“A violência política de gênero é uma das expressões mais cruéis do machismo estrutural, que busca afastar as mulheres dos espaços de poder e decisão. Atacar uma parlamentar por defender os direitos das mulheres é atacar todas nós, é tentar silenciar a luta coletiva por igualdade e justiça”, diz o texto.
Veja as notas na íntegra:
O PSB NO SENADO REPUDIA VEEMENTEMENTE TODA E QUALQUER FORMA DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Manifestamos nossa solidariedade à senadora Ana Paula Lobato e reafirmamos nosso apoio incondicional à sua atuação.
Nenhuma ameaça será capaz de calar sua voz firme e corajosa na defesa da igualdade de gênero e no enfrentamento do preconceito e da discriminação.
Combater a misoginia é um compromisso essencial para construirmos uma sociedade verdadeiramente justa, democrática e igualitária, onde todas as mulheres possam exercer seus direitos com segurança, respeito e dignidade.
Senadora, estamos ao seu lado nessa luta.
Nota de Repúdio
Secretaria Nacional de Mulheres do PSB
A Secretaria Nacional de Mulheres do Partido Socialista Brasileiro repudia, com veemência e indignação e, denuncia, as ameaças de morte dirigidas à senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA) em razão da apresentação de seu projeto de lei que criminaliza a misoginia e a inclui na Lei do Racismo.
A violência política de gênero é uma das expressões mais cruéis do machismo estrutural, que busca afastar as mulheres dos espaços de poder e decisão. Atacar uma parlamentar por defender os direitos das mulheres é atacar todas nós, é tentar silenciar a luta coletiva por igualdade e justiça.
Manifestamos nossa total solidariedade à senadora Ana Paula Lobato e reiteramos nosso apoio à sua coragem e compromisso com a construção de uma sociedade livre de violência e ódio.
Seguiremos unidas para que nenhuma mulher — seja na política, nas redes ou em qualquer espaço — tenha sua voz ameaçada ou calada.
Dora Pires
Secretária Nacional de Mulheres do PSB



