
Líder do PSB na Câmara, deputado Júlio Delgado, leu o manifesto na tribuna. Foto: Sérgio Francês
Por meio de um manifesto, a bancada socialista na Câmara dos Deputados saudou a filiação ao PSB do ministro Joaquim Barbosa, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e expressou apoio a uma candidatura dele à Presidência da República. Barbosa se filiou ao partido no dia 6 de abril.
O líder do partido na Casa, deputado Júlio Delgado (MG), fez a leitura do documento no plenário nesta quinta-feira (26) à tarde. Ele destacou que o manifesto foi subscrito por todos os integrantes da bancada.
“Essa nota tem o espírito de saudar e torcer, não de intimidar ou pressionar quem quer que seja. É uma nota para o povo brasileiro e para mostrar o orgulho que estamos sentindo em ter uma figura decente, honrada e ética para poder representar nosso partido numa possível candidatura num período tão difícil como esse”, declarou.
Segundo os socialistas, é fundamental resgatar a confiança do povo brasileiro e a estabilidade institucional, pilares que fortalecem a democracia. Nesse sentido, a bancada acredita que Barbosa contribuirá com a reflexão e o debate dentro do PSB e com a sociedade brasileira.
“Vamos aprofundar a relação que tem sido feita entre o partido, as bancadas da Câmara e do Senado, e o ministro. Vamos conduzir isso com a maior harmonia possível daqueles que estão sintonizados com os setores que nosso partido representa. É tijolo a tijolo e a saudação está feita”, pontuou.
Mineiro, natural de Paracatu, Barbosa demonstrou em toda a sua trajetória pública, especialmente enquanto presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), alinhamento com valores caros ao ideário programático do PSB, como a defesa de uma sociedade plural, humanista, inclusiva e diversa, sem preconceitos e com respeito às diferenças em todas as suas dimensões.
Leia abaixo a íntegra do texto:
MANIFESTO DA BANCADA DO PSB NA CÂMARA DOS DEPUTADOS
A bancada de deputados federais do Partido Socialista Brasileiro saúda a filiação do Ministro Joaquim Barbosa.
A vida brasileira passa por um momento desafiador, em que a sociedade demonstra um profundo descrédito com a política e com os seus agentes. Nesse momento, é fundamental resgatar a confiança do povo brasileiro e a estabilidade institucional.
Sem estes dois pilares, nossa democracia se enfraquece, impossibilitando um crescimento econômico sustentável inclusivo e que tenha como eixo central a redução das profundas desigualdades que ainda prevalecem em nosso país.
O ministro Joaquim Barbosa, como evidenciado por toda sua trajetória na vida pública, especialmente como presidente do Supremo Tribunal Federal, representa a defesa e a prática da ética republicana, um valor central para o Partido Socialista Brasileiro.
Além disso, tem demonstrado identidade com valores caros ao ideário programático do PSB, como a defesa de uma sociedade plural, humanista, inclusiva e diversa, sem preconceitos e com respeito às diferenças em todas as suas dimensões. Também apresenta uma visão moderna de estado, que busca, no equilíbrio da sua atuação em parceria com o setor privado, a forma mais efetiva de atender às necessidades da população, preservar seus ativos estratégicos e promover a soberania nacional.
Neste momento, é necessário enfrentar o clima de intolerância que vige no País, em especial o crescimento preocupante da cultura de ódio nas redes e nas ruas. Isto não nos levará a lugar algum.
Desta forma, ao saudar e dar as boas-vindas a este ilustre brasileiro, Joaquim Barbosa, esperamos que ele contribua com a reflexão e o debate, dentro do PSB e com a sociedade brasileira, para que possamos, com entusiasmo renovado, revigorar o projeto nacional que foi apresentado pelo partido nas eleições de 2014. Este debate se dará em sintonia com todas as forças políticas e partidárias que de fato tenham compromisso em mudar o Brasil.
Nós, Deputados Federais do PSB, defendemos e apoiamos a candidatura de Joaquim Barbosa à Presidência do Brasil.
Ainda está na ordem do dia ter coragem para mudar o Brasil.
Brasília, 25 de abril de 2018