
Foto: Hélia Scheppa/Governo de Pernambuco
O governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) tem percorrido regiões de todo o Estado para firmar com professores e profissionais de ensino metas a serem cumpridas pelas escolas da rede estadual.
Entre as prioridades da Pactuação de Metas 2018, nome dado à iniciativa, estão a reinserção de crianças e jovens em idade escolar que, atualmente, estão fora da escola e o alcance de 80% de participação dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Também estão entre as metas o estímulo ao acesso de adultos ao Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o apoio à realização do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) 2018.
Em 2017, o ensino médio no Estado avançou 14 pontos na proeficiência de língua portuguesa (277,7) e 11 pontos em matemática (279,8), um dos trunfos da iniciativa do governo estadual.
“Nós estamos, a cada ano, avançando e melhorando nessa área que é tão importante para o futuro das nossas gerações, do nosso Estado. Os professores, junto com a comunidade escolar, estão se comprometendo com essas metas. E isso é fundamental dentro do nosso planejamento para que a educação continue avançando e a gente possa corrigir o que precisa ser corrigido”, afirma Paulo Câmara, que tem estado acompanhado de gestores das secretarias de Educação e Planejamento nas viagens pelo Estado.
“Política pública se faz assim: com avaliações todos os anos, com pactuação de metas e fazendo o acompanhamento permanentemente. Então são oportunidades de discutir o que está dando certo e o que pode melhorar, para que a educação avance e Pernambuco continue sendo a melhor educação pública do Brasil”, destaca o governador.
Segundo dados do Ministério da Educação, Pernambuco tem a melhor média no ranking nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio, principal indicador da qualidade da educação do país. Com nota 3,9, o Estado conseguiu ultrapassar sua meta, que é de 3,6, e superar a média nacional, de 3,5.
Neste ano, a Pactuação de Metas ganhou um novo componente: a Caravana da Educação, um circuito de atividades pedagógicas, culturais, esportivas e de orientações ao estudante, que ocorre simultaneamente em algumas escolas da região visitada, quando ocorrem as reuniões da iniciativa.
As ações da Caravana envolvem estudantes, além de contar com o apoio e participação da comunidade escolar. Atividades como competições esportivas, apresentações de dança e artes cênicas e oficinas movimentam os encontros.
Câmara e sua equipe já estiveram neste ano em cidades do Agreste Setentrional, Sertão do Araripe e Sertão Central.
Durante as visitas, são recorrentes os anúncios de melhorias como reformas, ampliação de unidades escolares, construção de quadras poliesportivas ou mesmo inauguração de novas escolas.
A programação também conta com apresentação dos projetos “Enem Tá Ligado”, com foco na preparação para o exame, e “PE no Campus”, concessão de bolsas a estudantes de baixa renda aprovados em instituições públicas de ensino superior.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo do Estado de Pernambuco