No Dia Internacional do Meio ambiente, celebrado nesta terça-feira (5), a Frente Parlamentar Ambientalista inaugurou na Câmara dos Deputados uma exposição que reforça as ações do movimento em prol da sustentabilidade na Conferência Mundial do Meio Ambiente (Rio+20).
A deputada Janete Capiberibe (PSB-AP), que foi premiada na Itália nesta segunda-feira (4) pela militância socioambiental, contou, por telefone, que está feliz pelo reconhecimento em favor do desenvolvimento sustentável e da redução das desigualdades sociais e de gênero. Ela relatou brevemente o trabalho em favor da sustentabilidade baseada na Agenda 21 e pela inclusão dos segmentos da população amapaense, como as parteiras, as vítimas de acidentes ribeirinhos com escalpelamento, as populações indígenas e quilombolas.
A socialista destacou a possibilidade da Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20, dar ênfase à igualdade de gênero pelo reconhecimento dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. Janete também é autora da Lei Estadual da Proteção e Acesso à Biodiversidade do Amapá.
O evento para inauguração da exposição, que acontece até o dia 15 de junho, foi prestigiado com apresentação de grupo de dança e música, lançamento de livros e distribuição de mudas. Nesta quarta-feira (6), a Frente Ambientalista lança o Grupo de Trabalho “Sustentabilidade na Copa”, em café da manhã oficial com parlamentares nas obras do Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha).
Presidente Dilma Rousseff lança pacote de medidas para área ambiental
Em cerimônia de comemoração ao Dia do Meio Ambiente, no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff anunciou a criação e ampliação de unidades de conservação e a homologação de áreas indígenas. As duas novas unidades de conservação criadas são a Reserva Biológica Bom Jesus, no Paraná, e o Parque Nacional Furna Feia, no Rio Grande do Norte. O objetivo dessas unidades é a preservação dos ecossistemas nas áreas que somam mais de 42 mil hectares.
A promessa de homologação vem sendo feita desde o ano passado, mas existia uma resistência por parte dos índios em relação aos procedimentos para o reconhecimento das terras. Outra medida do pacote ambiental é o encaminhamento ao Congresso Nacional, pela presidenta Dilma, de mensagem fundamentando o processo de ratificação do Protocolo de Nagoia, que regulamenta o uso e garante os direitos aos benefícios produzidos a partir dos recursos genéticos.
Com informações das Agências