O Partido Socialista Brasileiro (PSB) e a Rede Sustentabilidade realizaram, na última sexta-feira (1º), o primeiro encontro programático entre as duas legendas no Ceará. O evento reuniu vártios militantes e deu início a um processo de discussão de um novo projeto político para o Estado do Ceará. Em nível nacional, as duas legendas já haviam realizado o primeiro encontro no dia 28/10, que contou com as presenças do presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, e com a ex-senadora Marina Silva.
Entre os participantes, o evento local contou com a presença do vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, do presidente do PSB-CE, Sergio Novais, da deputada estadual Eliane Novais (PSB) e da ambientalista Geovana Cartaxo, representando a Rede Sustentabilidade no Ceará.
No início do evento, a empresária Nicolle Barbosa assumiu formalmente a presidência do diretório municipal do PSB de Fortaleza. Juntamente com Nicolle, assumiram a direção do partido na capital cearense: Pedro Albuquerque (vice-presidente), Récio Ellery Araújo (secretário geral), Antônio Almir de Sousa (secretário de Finanças), Luis Edgar Novais (1º secretário), Airton Mendonça (sec. Dos Movimentos Sociais), Haydèe de Siqueira (secretária de Relações Institucionais) e Ivanilson Vieira (secretário de Organização).
Em seu discurso de posse, Nicolle criticou o pragmatismo na política que, segundo ela, exclui o povo das decisões e transforma as relações entre os partidos em mercantilismo político. “É preciso mostrar àqueles que se sentem donos do mundo que é possível fazer uma nova política”, afirmou. A empresária ressaltou o compromisso de contribuir com o partido e a construção de um projeto político socialista que promova a cidadania no País e o desenvolvimento regional. A nova presidenta do PSB de Fortaleza manifestou apoio à candidatura de Eduardo Campos para a presidência da República.
Geovana Cartaxo ressaltou que a união do acúmulo histórico do PSB com os novos pensamentos da Rede Sustentabilidade tem como um de seus principais objetivos contribuir para um projeto que aprimore a democracia no País a partir de mecanismos de participação popular e das redes sociais.
Roberto Amaral, por sua vez, comemorou a volta do PSB-Ceará às suas raízes com o retorno de Sergio Novais no comando da legenda no Estado. “É fundamental agora recuperarmos o tempo perdido e o terreno que nos tiraram”, ressaltou. O vice-presidente do PSB enalteceu a aliança do partido com a Rede: “Recebemos a Rede para que eles não fossem cassados em plena democracia”. Amaral ressaltou ainda que PSB e Rede defendem um projeto para o País que possibilite uma profunda reforma de Estado, levando a todos, sobretudo aos pobres, o acesso à saúde, educação, segurança.