A Câmara dos Deputados deu início nesta quinta-feira (13), ao Fórum de Comunicação Pública, organizado pela Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão, em parceria com a Secretaria de Comunicação da Casa. O objetivo do encontro é produzir um documento com as demandas para uma política de comunicação pública a ser entregue à presidente reeleita Dilma Rousseff. A coordenadora da Frente e então mediadora do evento, deputada Luiza Erundina (PSB-SP), não pôde participar por motivos de força maior.
Durante a cerimônia de abertura, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), na condição de substituta de Erundina, agradeceu às entidades proponentes e de representantes do governo e do Parlamento. “Queremos com esse Fórum, obter uma nova articulação política, na superação de muitos obstáculos que temos aqui, mas essencialmente fazer caminhar Projetos de Lei e acima de tudo aumentar a massa crítica da sociedade, que após essas eleições aumentou muito. Não podemos ter uma opinião tão dura e parcial e seletiva na sociedade brasileira. Contem com a Frentecom daqui para frente", disse Feghali.
Entre os assuntos que serão discutidos hoje e amanhã (14), estão a universalização do acesso à comunicação pública; a convergência de linguagens; e as formas de financiamento do sistema público. Na campanha presidencial deste ano, a presidente Dilma defendeu a regulamentação econômica da comunicação para limitar o monopólio e o oligopólio da mídia, sem restrição de conteúdo.
O Fórum de Comunicação Pública dá sequência a outros eventos sobre o tema, realizados em 2006, 2009 e 2012. Nesta sexta-feira, o Fórum seguirá com os trabalhos das 9h às 18h30.