A direção executiva do Partido Socialista Brasileiro capixaba (PSB-ES) aprovou as novas diretrizes que vão nortear a atuação partidária em 2015. Diante da conjuntura estabelecida após a disputa eleitoral, em respeito aos quase 40% de votos dos capixabas, o PSB reafirma o compromisso de atuar com coragem e responsabilidade pública para manter vivos os valores consolidados e conquistas alcançadas à frente do Palácio Anchieta, a partir de 2011.
No manifesto socialista, aprovado na última segunda-feira (8), pelos dirigentes do PSB/ES, firma-se a postura de ser vigilante a denunciar à população capixaba qualquer sinal de retrocesso nos princípios de responsabilidade fiscal, transparência e respeito aos recursos públicos adotados na administração do Estado. Qualquer atitude que coloque em risco as melhores práticas adotadas pelo governador Renato Casagrande, durante sua gestão, reconhecidas por organismos nacionais, internacionais e auditorias externas de responsabilidade de entidades da sociedade civil organizada, será repudiada e denunciada.
Nos últimos quatro anos, o Espírito Santo adotou as melhores práticas e métodos mais modernos e eficazes de gestão, com planejamento participativo, interação permanente entre as diferentes áreas e formação de parcerias ativas com municípios, órgãos públicos federais e iniciativa privada. Todos os setores da administração pública foram abertos ao controle e fiscalização da sociedade, o que levou a ONG Contas Abertas a classificar o Espírito Santo, como o Estado mais transparente do Brasil.
O documento aprovado por unanimidade pela executiva estadual sugere que o legado do período de governo sob a liderança do governador, Renato Casagrande, seja defendido e propagado pelos militantes. Lembra também, que mesmo enfrentando enormes dificuldades, como a crise econômica internacional, a retração da economia brasileira e as perdas financeiras decorrentes de mudanças tributárias aprovadas no Congresso Nacional, à administração Casagrande, conseguiu realizar os maiores investimentos da história capixaba, principalmente em áreas de grande impacto social, como saúde, educação e segurança. O manifesto destaca alguns pontos da agenda sugerida para superar os próximos anos. Uma agenda que contemple prioritariamente: relação com os municípios; ética na administração pública; políticas sociais; desenvolvimento econômico; infraestrutura; ambiente institucional; liberdade de opinião.