A deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) protocolou, hoje, 27, na Câmara dos Deputados, uma representação contra o deputado Roberto Góes (PDT/AP). Ela pede punição ao parlamentar por quebra do decoro por ofensa moral. A representação protocolada na Secretaria Geral da Mesa será remetida pela Presidência da Casa à Corregedoria da Câmara, que fará a investigação e o relatório ao Conselho de Ética. Este colegiado julgará a gravidade do episódio e a intensidade da punição.
“Peço ao Presidente da Mesa, que a tudo viu, que tome as providências cabíveis para o devido desagravo ao povo amapaense e também à própria Câmara dos Deputados, que não pode transigir diante de uma afronta tão despropositada”, reivindica a socialista.
Ameaça – A peça relata que “No dia 26 de fevereiro de 2015, durante o pequeno expediente, após realizar meu discurso na Tribuna, fui severamente constrangida pelo deputado Roberto Góes, com palavras de desonra e postura agressivamente ameaçadora, não chegando às vias de fato em razão da intervenção do deputado João Fernando Coutinho, que se posicionou entre a minha pessoa e a dele o pedindo para se acalmar”.
“Estava exercendo o meu pleno direito de fala, relatando os absurdos que o Governo do Estado do Amapá está praticando em detrimento da saúde da população do Amapá”.
O relato continua: “Se eu fosse apenas uma mulher, a grosseria do deputado seria apenas uma demonstração lamentável de falta de educação (…), mas (…) eu sou também representante do Estado do Amapá. Nesse caso, ele cometeu uma ofensa duplamente gravíssima ao nosso Estado, para o qual subi a Tribuna para defender, e ao Congresso Brasileiro”.