
Da esquerda para a direita: Professor Jerônimo Rodrigues, secretária estadual da Mulher, Lucilene Kalunga, deputado federal Elias Vaz, ex-governador José Eliton e deputado estadual Karlos Cabral.
O PSB oficializou a filiação do ex-governador do Goiás José Eliton. O convite feito pelo ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin foi reforçado pelo presidente estadual do partido, deputado federal Elias Vaz. “Vamos discutir com outras forças políticas, sabendo que temos alguém com a devida qualificação e capacidade de preencher qualquer espaço necessário dentro dessa proposta de construção de uma alternativa para o povo goiano”, afirma Elias. “Estamos abertos a quem tem compromisso com a democracia, com a luta por justiça social e que não quer ficar omisso diante da posição do governo Bolsonaro, que caminha de mãos dadas com o fascismo”, completa o socialista.
Goiano de Rio Verde, José Eliton afirma que a candidatura “é um processo de diálogo e construção”. Ele diz que chega ao partido para ajudar a construir uma frente ampla no Goiás em torno da candidatura do ex-presidente Lula e do ex-governador Geraldo Alckmin na vice para derrotar o “caiadismo” e o bolsonarismo.
“Não venho com o objetivo de ser candidato, mas para contribuir com esse projeto que não é meu, é do Brasil, é de Goiás”, afirma. “Se no país nós temos um governo que transformou o Brasil num pária internacional, um governo que acabou com as oportunidades, em Goiás não é diferente”, critica Eliton, que assinou ficha no PSB no último mês.
Para o ex-governador do Goiás, os partidos de esquerda representam o republicanismo, a inclusão, a busca pela estabilidade inflacionária e a luta pelas pessoas mais simples. “Por isso me coloco à disposição deste cenário, para construirmos e para contribuirmos para uma grande e ampla defesa da democracia, pela tolerância e para enfrentar o que é a política do ódio”, afirma.
“Temos um governo que excluiu políticas públicas, que deprecia a educação, que não tem planejamento na área de saúde, é um governo autocrático, que persegue os adversários. É importante virarmos essa página e colocarmos nas posições de poder pessoas comprometidas com a democracia, com a Constituição”, diz.
Goiano de Rio Verde, José Eliton formou-se em Direito pela Universidade Católica de Goiás, com especialização em Direito Eleitoral. Ele fez parte da Comissão de Juristas do Senado Federal na elaboração do anteprojeto de reformulação do Código Eleitoral Brasileiro e escreveu o livro Legislação Eleitoral – Eleições. Foi secretário de segurança pública e vice-governador do Goiás entre janeiro de 2011 a abril de 2018, ocupando o Palácio das Esmeraldas entre abril de 2018 e 1º de janeiro de 2019.
Com informações da assessoria de imprensa e do jornal Opção