Com a chegada das eleições de 2022, a Secretaria Nacional de Mulheres (SNM) do PSB lançou a plataforma “+ Mulheres Socialistas Eleitas”. A iniciativa foi desenvolvida para formar e qualificar as mulheres socialistas que irão disputar cargos eletivos em outubro.
A live de lançamento, na segunda-feira (18), reuniu cerca de 160 mulheres de todo o Brasil que vão participar da corrida eleitoral. Para conhecer a plataforma “+ Mulheres Socialistas Eleitas”, basta acessar https://www.mulheressocialistaseleitas.com.br.
Estiveram no lançamento virtual a secretária Nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires, as integrantes do Conselho Político e da Executiva da SNM, a deputada estadual Cristina Almeida (PSB-AP) e a presidenta do PSB de João Pessoa, Sandra Marrocos.
Este é o segundo ano que a Secretaria Nacional de Mulheres oferece às pré-candidatas do partido uma plataforma de formação política. A primeira foi desenvolvida em 2020 para as eleições municipais, e atendeu mais de 1,3 mil mulheres.
“A baixa representatividade feminina é um sintoma da desigualdade de gênero existente em quase todo o mundo, e, em especial, no nosso país. Isso contribui para que muitas demandas que contemplem o público feminino, deixem de serem discutidas e sobretudo constituídas políticas públicas para as mulheres, e em especial, as mulheres mais vulneráveis. Tenho certeza que esse incentivo da SNM com foco na qualificação das corajosas mulheres que estarão nas eleições fará diferença. Quero ressaltar, também, que todas vocês já são vitoriosas ao romper com as amarras limitantes do patriarcado e do machismo”, destacou Dora Pires durante a abertura.
Plataforma ‘+ Mulheres Socialistas Eleitas’
O projeto “+ Mulheres Socialistas Eleitas” tem como meta estimular a qualificação das companheiras do PSB para compreenderem todas as etapas que envolvem uma eleição: desde a pré-campanha, passando pelo processo das convenções, até o grande dia da eleição.
Os módulos Pré-campanha e Campanha Eleitoral, Jurídico, Políticas Públicas para Mulheres, Comunicação na Eleição, Violência Política de Gênero e Prestação de Contas, juntos, têm quatro horas e meia de conteúdos. Ao todo, os seis temas estão divididos em 69 videoaulas que incluem textos de apoio e materiais complementares que buscam auxiliar as candidatas em suas campanhas eleitorais. Todas as aulas estão legendadas e contam com intérpretes de Libras.
Projeto “Quero meu Kit”
Além das videoaulas de formação, as candidatas do PSB que desejarem poderão solicitar, por meio do preenchimento de um formulário, a confecção de um Kit da Candidata, que consiste na produção de 80 itens para serem usados ao longo da campanha. Compõem o Kit peças para redes sociais como cards temáticos, avatares, figurinhas para WhatsApp e Telegram, além de itens para materiais impressos como santinhos, colinhas, flyers, bandeiras e adesivos para carros e parachoques. Importante destacar que a impressão dos materiais offline não está inclusa dentro da proposta do Kit.
A candidata que desejar ter o seu Kit, basta acessar > https://www.mulheressocialistaseleitas.com.br/meu-kit/ < e preencher as perguntas do formulário. Para sanar dúvidas é possível enviar uma mensagem para o e-mail > [email protected] <.
Representação feminina na política
A urgência da participação feminina nas tomadas de decisões do país se manifesta dentro da democracia, através das desigualdades sociais, principalmente, para as mulheres. A contribuição da mulher na política também vem como uma forma de desafiar as práticas patriarcais, quebrar o preconceito, a exclusão, a violência, além de promover a equidade de gênero.
Saber identificar o que está certo ou errado em uma candidatura, durante o processo eleitoral, é primordial para que a candidata tenha um bom desempenho. E o conhecimento aproxima mais a participação das mulheres em um ambiente que ainda é majoritariamente masculino. Para a secretária nacional, o “compromisso e estímulo à inserção de mulheres socialistas na política disputando esses cargos específicos de deputadas federais e estaduais é fundamental para aumentarmos nossa força através dos espaços de poder e decisão”.
Durante a live, a pré-candidata a deputada estadual, Sandra Marrocos, enfatizou a importância da plataforma e como ela auxiliará na campanha das pré-candidatas do PSB. A pré-candidata a deputada estadual do Pará, Ingrid Sousa, destacou a relevância da plataforma para o fortalecimento das políticas para as mulheres e o quanto as pré-candidatas e candidatas sofrem dentro dos partidos e secretarias.
Dora Pires e as pré-candidatas debateram, ainda, sobre assuntos que refletem a atual cara da política brasileira, como o racismo, a homofobia e a ausência de apoio que as mulheres têm na política. A secretária nacional comentou que o racismo ainda é uma realidade no Brasil e “a gente precisa abrir espaços de poder para negros e negras para que essa questão comece a ser diminuída”.
Com informações da Secretaria Nacional de Mulheres