
Foto: Paulo Uemura
Realizar uma auditoria nos contratos em vigor no governo municipal é uma das primeiras ações pretendidas pelo candidato à prefeitura de Guarulhos pelo PSB, Gustavo Henric Costa, o Guti.
“Teremos que fazer auditorias porque muitos dos contratos são irracionais, não tem porque existir e precisam ser encerrados. Quero deixar claro que na nossa gestão iremos abrir todos os contratos. A transparência vai funcionar de fato. Todo guarulhense poderá ver qual empresa foi contratada, por qual valor, para qual finalidade e comparar se o preço está no padrão de mercado. Como prefeito de Guarulhos, quero ser fiscalizado”, afirma.
Transformar a cidade em polo de turismo ecológico, lazer e de negócios é outra meta de Guti, já que o município possui diversas Áreas de Proteção Permanente e o maior aeroporto da América do Sul.
“Com o ecoturismo vamos gerar renda, trabalho e proteger o meio ambiente. Temos o aeroporto de Guarulhos, mas não podemos só recepcionar as pessoas, precisamos fazer com que elas queiram gastar aqui e viver um pouco da nossa cidade. Precisamos incrementar nossa economia porque hoje temos 65 mil desempregados e essas modalidades de turismo são uma oportunidade para gerar renda e empregos”, explica.
Para reduzir os gastos públicos, o candidato afirmou que pretende diminuir o número de secretarias e coordenadorias, além de reduzir os cargos comissionados. “É inevitável que façamos cortes, temos que enxugar a máquina administrativa. Hoje, os cargos comissionados chegam perto de 2 mil, é o famoso cabidaço de emprego”, diz.
O candidato destaca o incentivo ao micro e pequeno empreendedor por meio do Programa Via Rápida, do Governo do Estado, que oferece cursos básicos de qualificação profissional e capacita gratuitamente a população para uma oportunidade no mercado de trabalho. “Com esse programa, os micro e pequenos empreendedores vão conseguir abrir logo seu negócio, seu comércio, gerar empregos e renda”.
Na saúde, o socialista lembra que, quando era vereador de Guarulhos, realizou um estudo que detectou a necessidade de 105 novos médicos e 200 funcionários para suprir a falta de profissionais da área. “Precisamos, imediatamente, trazer esses médicos de volta, com plano de carreira, aumento salarial e infraestrutura básica dentro das unidades de saúde”, afirma. Para Guti, num primeiro momento, é preciso investir nas UPA’s e hospitais que o município já possui. Em seguida, pode-se pensar em trazer novos equipamentos de saúde como o Hospital do Coração e o A.C.Camargo – hospital referência em São Paulo para o diagnóstico, tratamento e pesquisa de câncer.
Em relação à mobilidade urbana, a proposta de Guti é realizar uma fiscalização rígida. “O que os usuários do transporte público mais reclamam é do ônibus lotado e da grande fila de espera nas paradas que chegam a durar até 1h30. Precisamos fiscalizar para que a empresa entregue os ônibus necessários para atender essa demanda em cada linha, temos que pensar em itinerários inteligentes, implementar um transporte alternativo e novas obras terão que ser feitas. Mas o principal é concluir as obras que começaram e nunca terminaram com a gestão da atual prefeitura”, finaliza.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Portal G1