
Foto: Facebook/Flávio Dino
Com 99.06% das urnas apuradas às 23h55 deste domingo, Flávio Dino (PSB) já tinha sido eleito senador pelo Maranhão com vitória acachapante. Ele alcançou 2.100.390 votos (62,31% dos votos válidos), derrotando o senador Roberto Rocha (PTB), que disputava a reeleição.
“Quero agradecer tudo o que vocês fizeram, cada um de vocês é dono dessa vitória. Quem nos levou a essa grande vitória foi o povo simples e humilde do Maranhão, que foram atendidos pelas políticas sociais e de direitos humanos.
As bases que construímos são sólidas e sou muito grato”, escreveu Dino nas redes sociais.
Flávio Dino tem Ana Paula Lobato (PSB) e Lourdinha (PCdoB) como suplentes. O mandato terá início em 2023, com término em 2031.
Natural de São Luís (MA), Flávio Dino, 54, é advogado e professor de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desde 1993.
Na magistratura, foi juiz federal por 12 anos. Exerceu os cargos de secretário?geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).
Em 2006, foi eleito deputado federal, o quarto mais votado do Maranhão. Durante o seu mandato foi considerado um dos parlamentares mais influentes do Brasil pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) e um dos melhores parlamentares do país pelo site Congresso em Foco. Também se destacou como um dos principais nomes da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Entre 2011 e 2014, Flávio Dino presidiu o Instituto Brasileiro de Turismo, ocasião em que a Embratur alcançou a marca anual recorde de 6 milhões de turistas estrangeiros.
Em 2014, disputou sua segunda eleição para o Governo do Maranhão e saiu vitorioso, sendo eleito com 63,52% dos votos, derrotando um dos maiores clãs políticos da história do estado, que dominava o cenário há mais de 50 anos.
Como governador, iniciou uma série de políticas públicas estruturantes, voltadas para o desenvolvimento e a justiça social. São exemplos os programas Bolsa Escola, Escola Digna e o conjunto de ações do Plano Mais IDH, que atua nos 30 municípios mais pobres do Estado.
Durante a crise política que se instalou no Brasil após as eleições de 2014, Flávio Dino ficou conhecido nacionalmente como uma das maiores vozes em defesa da democracia e da harmonia e independência entre os poderes.
Em 2018, foi reeleito governador do Maranhão derrotando novamente o grupo político coronelista que desbancou em 2014.
Assessoria de Comunicação/PSB nacional