
Foto: Humberto Pradera
O vice-presidente de Relações Governamentais do PSB, Beto Albuquerque e o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo (PSB), participaram nesta terça-feira (20) da solenidade de lançamento do projeto de implantação da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.
A nova unidade será construída com recursos do governo do Rio Grande do Sul e da Prefeitura. Ela se somará às outras três já existentes no Estado que são habilitadas para a realização de transplantes.
Durante a solenidade de lançamento, Beto Albuquerque destacou que o centro ajudará a suprir parte da demanda por leitos para a realização de transplantes no Estado. “Começamos hoje a enfrentar o fato de que temos doadores e não temos leitos para o transplante. Vamos unir forças, vamos somar e juntar esses recursos para fazer valer esse projeto”, declarou. “Precisamos somar forças para buscar recursos. A prefeitura se compromete em colocar recursos, pois é uma causa muito maior que não pode esperar, uma causa da vida”, destacou o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo.
O projeto foi lançado em meio a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, celebrada entre 14 e 21 de dezembro. A data especial foi instituída em 2009 pela Lei Pietro, de autoria de Beto Albuquerque, deputado federal à época.
A lei recebeu este nome em homenagem a Pietro Albuquerque, vítima de leucemia mielóide aguda que morreu poucos dias antes de completar 20 anos, sem encontrar um doador compatível. “Há oito anos, quando perdi meu filho Pietro nós tínhamos 750 mil doadores cadastrados no Brasil. Hoje passamos de quatro milhões, fruto de mobilização e de muitas pessoas envolvidas”, destacou Beto Albuquerque.
“Posteriormente conseguimos expandir os Bancos de Cordão Umbilical, sendo que atualmente temos 12 bancos públicos no país. Além disso, ligamos o banco brasileiro a outros países, permitindo que quando um paciente se depara com a leucemia, encontrará um cadastro de 27 milhões de pessoas”, observou o vice-presidente de Relações Institucionais do PSB.
Beto Albuquerque é autor ainda da lei que criou o Selo Empresa Solidária com a Vida, sancionada em maio deste ano. De acordo com a lei, as empresas que promoverem campanhas de esclarecimento e criarem meios para que seus funcionários doem sangue e se cadastrem como doadores de medula óssea serão reconhecidas certificadas com o selo.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional