O Prefeito eleito do PSB, Alexandre Cardoso , que venceu as eleições em Duque de Caxias (RJ) no domigo (28), com 230.549 votos, sendo o vencedor nos dois turnos da eleição municipal, já apresentou sua primeira ação: marcar uma reunião com o atual prefeito da cidade, José Camilo Zito dos Santos Filho (PP), para resolver um dos problemas imediatos, a coleta do lixo domiciliar.
“Este é um momento importante, pois foi a vitória da campanha que apresentou propostas e projetos para mudar Duque de Caxias. Temos que comemorar como, mas como prefeito eleito tenho um compromisso imediato com a população de minha cidade: o lixo. Por isso, pretendo marcar uma reunião com o prefeito Zito o mais rápido possível, de preferência nesta segunda-feira (29), para discutir com ele a questão do lixo. É um problema sério e que precisa de uma solução imediata. É um problema de saúde pública” disse Alexandre Cardoso.
Segundo o novo prefeito de Caxias, sua administração será feita com parcerias com os governos Federal e Estadual, com a Câmara e o Senado Federal. “Vamos buscar os recursos para melhorar Duque de Caxias. Quero ampliar o Programa Saúde da Família (PSF), que atualmente cobre apenas 26% da população, quando o ideal é em torno de 60 a 70%. Pretendo reabrir o hospital Duque de Caxias. Queremos que a cidade com o segundo maior PIB do Estado, seja realmente rica por oferecer qualidade de vida aos moradores”, disse.
O novo prefeito revelou que pretende fazer um governo de parcerias e acabar com o isolamento que Duque de Caxias teve nos últimos anos. “Pretendo marcar audiência com a presidente Dilma Rousseff para mostrar a realidade de nossa cidade e a necessidade de trazer para Caxias os recursos necessários para resolver a questão do lixo, saúde, educação e enchentes. Também irei conversar com o governador Sérgio Cabral para criarmos uma parceria. Nossa administração será marcada pelas parcerias. Nosso governo não será de ódio, mas voltado para todos”, concluiu.
Quem é Alexandre Cardoso
Alexandre Cardoso nasceu em Duque de Caxias, 3 de Maio de 1952, é casado com Tatyane Lima, e têm cinco filhos. É médico e bacharel em Direito, com pós-graduação em Medicina do Trabalho e Administração Hospitalar. Foi eleito cinco vezes Deputado Federal e duas vezes Deputado Estadual. Foi secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos e secretário de Estado de Ciência e Tecnologia.
Foi presidente do Conselho Nacional de Secretários de Ciência e Tecnologia, é autor do primeiro projeto de lei popular que trouxe a Linha Vermelha para Duque de Caxias. É de sua autoria o Projeto de Redução da Carga Horária de Trabalho da Mãe do Deficiente e do projeto do Passe Gratuito para doentes crônicos.
Quando esteve à frente da secretaria de estado de Ciência e Tecnologia, trouxe para Duque de Caxias nove unidades do Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (CETEP); o Centro Vocacional Tecnológico (CVTs), escolas técnicas profissionalizantes na área de moda, construção civil, solda, automação e polímeros. Foi responsável pela implantação do Instituto Superior de Tecnologia(IST), a primeira faculdade pública de tecnologia de Duque de Caxias.
É autor do Projeto Faetec Digital, que possibilitou a implantação da internet gratuita em Duque de Caxias. Implantou o Museu Ciência e Vida, o primeiro museu interativo da Baixada Fluminense. É responsável pelo projeto do Quarteirão da Ciência, iniciativa que desativou a carceragem da 59ª DP, tirando mais de mil presos de nossa cidade. Trouxe para a cidade a Escola Técnica Estadual (ETE), Imbariê.
Também são de Alexandre Cardoso os projetos que implantaram o Canteiro Escola Jardim Gramacho (programa de profissionalização do catador de lixo) e a Uerj Olímpica (programa de treinamento esportivo dos alunos das escolas estaduais de Duque de Caxias).