Indústrias localizadas nos municípios de Niterói, Maricá e Itaboraí vão receber apoio técnico da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para implementarem a transformação digital de seus negócios. A Agência fará o aporte de R$3,6 milhões para estimular a adoção e o desenvolvimento de tecnologias da indústria 4.0 nas empresas, com objetivo de gerar emprego qualificado, investimentos e maior competitividade regional.

O presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, destaca o potencial da iniciativa. “Por meio da adoção de tecnologias da indústria 4.0, vamos aumentar a competitividade e produtividade da Região do Leste Fluminense. Vamos estimular a transformação digital e a economia criativa, gerando empregos qualificados e mais investimentos”.

A ação integra o Projeto Estratégia de Ampliação da Indústria 4.0, fruto de convênio já firmado entre a ABDI, a UFF e a Fundação Euclides da Cunha (FEC), no ano passado, para fomentar o diagnóstico de maturidade digital de empresas e da indústria criativa da região Leste Fluminense.

Como parte do convênio, a ABDI fará o diagnóstico situacional das indústrias dos três municípios. Na prática, as empresas receberão diagnóstico de maturidade digital, identificando capacidades e potencialidades para se adaptarem às tecnologias 4.0, de forma a melhorar seus processos, produtos e serviços.

O aporte financeiro da Agência possibilitará, ainda, a execução de atividades, que incluem pesquisa, capacitações e ações coordenadas para promover a adoção de tecnologias e promover a cooperação entre os diferentes atores do ecossistema de inovação.

A adesão dos municípios ao projeto fortalecerá a implementação de uma base de cooperação mútua para a execução de atividades de pesquisa e diagnóstico relacionadas à economia solidária, circular e cooperativismo nos três municípios.

A assinatura será realizada em cerimônia no auditório do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) e contará com a presença do presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, do reitor da UFF Antonio Claudio Lucas da Nóbrega e dos prefeitos Washington Quaquá (Maricá), Marcelo Delaroli (Itaboraí) e Rodrigo Neves (Niterói).

O projeto tem como foco o fortalecimento da indústria e da economia criativa no Estado do Rio de Janeiro, por meio da indução à transformação digital e ao aumento da maturidade tecnológica nos territórios envolvidos. O plano de trabalho contempla etapas como a articulação institucional, diagnóstico da maturidade digital das indústrias locais, mobilização de atores estratégicos, capacitação de gestores e trabalhadores. Também prevê a realização de fóruns para discussão e formulação de estratégias de desenvolvimento industrial. A previsão é que o trabalho seja realizado em dois anos e os resultados sejam utilizados como metodologia para aplicação da experiência em outros municípios do país.

Com informações do Portal TV Prefeito.