Na segunda-feira (8) é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Autor de duas propostas que tramitam na Casa baseadas no tema, o deputado federal, Alexandre Roso (PSB-RS), reitera que a prevenção é a melhor maneira de reduzir os óbitos no país pela doença.
Um dos projetos do parlamentar prioriza o diagnóstico precoce, determinando que, em caso de resultado duvidoso, a mamografia seja refeita em no máximo 30 dias. “Atualmente, detectar um caso de câncer no estágio inicial é aumentar a probabilidade de cura, pois, abreviando-se o tempo de diagnóstico, a paciente pode ser encaminhada o mais rápido possível ao tratamento”, explica o parlamentar.
De acordo com Roso, existem casos de pacientes que levaram um ano para repetir o procedimento. Segundo ele, quando se trata de câncer, esse tempo é crucial. “Quando obrigamos o gestor a cumprir nossa proposta, é porque entendemos que o diagnóstico precoce é fundamental na cura da doença”, argumenta Roso.
Outra matéria do parlamentar obriga a paciente a assinar um termo de responsabilidade por adiar sua cirurgia reparadora, caso não aceite fazer a reconstrução mamária imediatamente após à mastectomia.
De acordo com os dados do Sistema Único de Saúde (SUS), 12.705 mulheres brasileiras perderam suas vidas devido ao Câncer de Mama em 2010. No Rio Grande do Sul, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), Porto Alegre lidera o ranking, tendo mais que o dobro do número de notificações que a média nacional. São 127 casos a cada 100 mil mulheres, enquanto que no Brasil, são 49 casos.
Roso analisa que a maneira mais eficaz de afastar a doença é adotar atitudes saudáveis no cotidiano. “Hábitos saudáveis sempre previnem doenças, em especial o câncer. O Dia Mundial de Combate ao Câncer chama a atenção da necessidade de mudança de comportamento, realização dos exames e autoexame , além da orientação de um médico para fazer essa avaliação”, defende o deputado.
O parlamentar salienta, ainda, que a busca pela informação neste processo é fundamental. “Hoje é mais importante para o médico informar seus pacientes, e assim, educá-los, do que prescrever medicamentos”, considera Roso.
O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado pela Organização Mundial da Saúde para que organizações ao redor do planeta se reúnam para ajudar na prevenção e dar força aos pacientes que lutam contra a doença.