
Foto: Murilo Abreu
Em um ato político que reuniu lideranças nacionais e regionais, o presidente nacional do PSB, João Campos, oficializou, nesta terça-feira (6), a filiação da senadora Ana Paula Lobato (MA). Lobato retorna ao partido com o compromisso de fortalecer a bancada no Senado e ampliar a articulação política no Maranhão, em sintonia com as bandeiras históricas do partido.
O evento contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, do ministro Márcio França (Empreendedorismo), do presidente da Fundação João Mangabeira, Carlos Siqueira, além de parlamentares federais e estaduais de diversas partes do país.
Ao dar as boas-vindas à nova filiada, João Campos destacou que a chegada da senadora marca o início de um novo capítulo na trajetória do PSB no Maranhão. “A gente tem, hoje, essa oportunidade de poder fazer um novo capítulo na história do nosso partido, ajudando a organizar o nosso campo político, reunindo lideranças e parlamentares em sintonia com o que acreditamos para o Brasil. A filiação de Ana Paula representa isso”, comemorou.
O vice-presidente Geraldo Alckmin ressaltou a importância da representatividade feminina na política. “Um partido se faz com propostas, programas e bandeiras, e com as mãos que empunham essas bandeiras. O Senado Federal se fortalece com a presença das mulheres”, declarou.

Foto: Filipe Jordão
Ana Paula Lobato disse que a volta ao PSB representa o reencontro com princípios que sempre defendeu. “Mesmo depois que saí do partido, por motivos locais, nunca deixei de acreditar na história, no projeto de força nacional que tem o partido, nas suas bandeiras históricas e na sua defesa inegociável da democracia”, afirmou. “Voltar a essa casa é reencontrar uma legenda que tem história, princípios e um projeto de país que eu compartilho. Retorno com mais maturidade política, para somar, fortalecer projetos e cuidar do Maranhão com responsabilidade. Minha missão continua a mesma: cuidar do Maranhão, fazer política com propósito e transformar a vida daqueles que mais precisam”, disse a senadora.
Já o líder da bancada socialista no Senado, o senador Cid Gomes (PSB-CE), afirmou que a parlamentar reforça a estratégia de crescimento do PSB no Nordeste. “Praticamente no momento em que eu me filiei ao PSB, a Ana Paula saiu. Mas o mundo dá voltas e boas voltas. Hoje, ela retorna ao PSB, e isso fortalece o partido no Maranhão. Se Deus quiser, vamos dobrar a bancada federal no estado”, ressaltou. Também esteve presente o líder do PSB na Câmara dos Deputados, Pedro Campos.
Natural de Pinheiro (MA) e formada em Enfermagem, Ana Paula Lobato tem 39 anos e é a senadora mais jovem da atual legislatura. Ela assumiu a titularidade no Senado em 2024, após a nomeação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF). Eleita vice-prefeita de Pinheiro em 2020, chegou a assumir interinamente a prefeitura em 2022. Na gestão à frente do município, conseguiu que Pinheiro fosse uma das primeiras cidades do país a vacinar crianças contra a Covid-19.
Assessoria de Comunicação/PSB nacional






