
Paulo Câmara deposita coroa de flores no monumento Hérois da Revolução Pernambucana de 1817, na Praça da República. Foto: Aloísio Moreira
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, inaugurou nesta segunda-feira (6), as comemorações oficiais ao bicentenário da Revolução Pernambucana, movimento de emancipação deflagrado em 1817 contra a coroa portuguesa, no período colonial.
A abertura das festividades teve início com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Pernambuco e da Insígnia do Governador, no Palácio do Campo das Princesas, seguida de desfile cívico-militar. Após o desfile, Câmara depositou coroa de flores no monumento Hérois da Revolução Pernambucana de 1817, localizado na Praça da República. Um minuto de silêncio foi feito em homenagem aos mártires do movimento.
O governador de Pernambuco também inaugurou uma placa em homenagem aos que lutaram e deram a vida em defesa dos ideais de liberdade e justiça social.
“O legado da Revolução Republicana de 1817 permanecem vivos até hoje. Afirmam-se no espírito autônomo e insubordinado dos pernambucanos, na luta de gerações contra o arbítrio e na defesa do Brasil como nação independente”, destacou.
Nesta terça-feira, a Câmara dos Deputados celebra a data em sessão solene, às 10h, no plenário Ulysses Guimarães. A homenagem foi proposta pelo deputado Tadeu Alencar (PSB-PE). “Centenas de heróis morreram lutando pela liberdade no Brasil. É importante destacar a coragem e o espírito de luta que sempre caracterizaram o povo pernambucano. A Revolução Pernambucana entrou para a história como o maior movimento revolucionário do período colonial”, afirmou o parlamentar.
Entre as principais iniciativas que se seguirão ao longo do ano para comemorar os 200 anos da Revolução Pernambucana de 1817 estão a criação de uma marca e um selo comemorativo.
O marco histórico também será lembrado com uma exposição no Museu da Cidade do Recife, localizado no Forte das Cinco Pontas, a partir de domingo (12). Gratuita, a mostra, denominada “1817 – Revolução Republicana”, terá duração de um ano.

A comemoração teve início com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Pernambuco e da Insígnia do Governador, no Palácio do Campo das Princesas. Foto: Aluísio Moreira
“Pernambuco comemorando os 200 anos da revolução de 1817 mostra a história de um povo guerreiro, que sempre buscou justiça social e liberdade. Então, segue o exemplo de muita gente que se dedicou ao trabalho e colocou sua vida em favor de um Brasil melhor, livre. Devemos deixar viva essa memória”, ressaltou Paulo Câmara.
O segundo momento da cerimônia foi de entrega de medalhas aos ex-governadores vivos. Receberam a comenda João Lyra Neto, Jarbas Vasconcelos, Joaquim Francisco, Gustavo Krause, José Ramos (representado por Gustavo Paes de Andrade) e Roberto Magalhães.
Entre as entidades que receberam medalhas estão a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a Câmara Municipal do Recife, a Academia Pernambucana de Letras, e o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano.
Além dos secretários de governo, estiveram presentes na cerimônia o prefeito do Recife, Geraldo Julio, o procurador-geral do Estado, César Caúla, o reitor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Padre Pedro Rubens, e o chefe de gabinete do governador, João Campos.
Também participaram os cônsules Durvalino Andreotti (Bulgária), Jaime Hernando (Argentina), Jiri Jodas (República Tcheca), Li Feiyue (China), Maria Regueira (Alemanha), Yasuhiro Mitsui (Japão) e Paloma Gonzalez (Estados Unidos).
Com informações do Governo do Estado de Pernambuco e do G1