O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), autorizou o lançamento do Cartão Transporte Universitário 2023, iniciativa estadual que garante bolsas para o custeio do deslocamento diário de alunos de baixa renda.
O programa prevê que 3.020 jovens sejam alcançados este ano. No total, o benefício já atendeu mais de 6 mil estudantes maranhenses do Ensino Superior, de instituições públicas e privadas.
Brandão destacou que capacitar a mão de obra juvenil do Maranhão é uma forte meta da sua administração e essas políticas são essenciais para que os maranhenses alcancem espaço no mercado. “É uma data histórica onde a gente vai dar oportunidade há milhares de jovens, que têm talento, competência, mas precisam dessa oportunidade”, disse.
As bolsas serão divididas da seguinte maneira: 1.200 bolsas atenderão estudantes universitários e 1.820 serão destinadas a alunos de unidades plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).
O governador também assinou o termo de parceria com a plataforma Co.Liga, uma escola digital focada na inclusão no campo da Economia Criativa e na formação profissional e integração produtiva para jovens, especialmente das classes C, D e E.
Com a parceria, mais alunos maranhenses terão acesso aos 38 cursos livres e gratuitos ofertados pela plataforma, nas categorias de Artes Visuais, Design, Multimídia, Música, Patrimônio Cultural e Temas Transversais.
A iniciativa é fruto de parceria entre a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) e a Fundação Roberto Marinho, e já emitiu mais de 4 mil certificados. Atualmente, mais de 20 mil alunos estão inscritos no Co.Liga.
Brandão também entregou computadores e mobiliário para modernizar a estrutura dos laboratórios de informática dos Centros de Referência de Juventude dos municípios de Caxias e Pedreiras.
Os CRJs atendem adolescentes e jovens com idades entre 15 e 29 anos, de acordo com o Estatuto da Juventude. Os CRJs são espaços acessíveis e abertos que possibilitam adolescentes-jovens a atividades tecnológicas e profissionalizantes, e buscam favorecer a formação pessoal, profissional e política, promovendo a integração à comunidade e à sociedade, desenvolvendo ações que oportunizam o protagonismo juvenil.