A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (14), o Projeto de Lei 3148/24, do deputado Felipe Carreras (PSB), que inscreve o nome do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no Livro dos Heróis da Pátria. O texto segue agora ao Senado.
Em 2004, Eduardo Campos, com apenas 39 anos, assumiu o Ministério da Ciência e Tecnologia, tornando-se um dos ministros mais jovens a ocupar esse cargo. Uma das iniciativas do socialista na pasta foi a criação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, considerada a maior olimpíada de matemática do mundo em número de participantes.
Campos era candidato a presidente da República em 2014, depois de dois mandatos de governador em Pernambuco, quando morreu em um desastre aéreo em Santos, no litoral paulista, no dia 13 de agosto.
A matéria foi relatada pelo deputado Pedro Campos (PSB-PE), filho do homenageado, que ressaltou a unanimidade das lideranças partidárias em apoiar a homenagem. “Herói é aquele que cuida de nós, como nossos pais desde o nosso nascimento. Mas Eduardo é mais que isso. A inscrição no livro é um movimento desta Câmara em reconhecimento ao cidadão que o vê como um herói em defesa do povo brasileiro”, afirmou.
O deputado Felipe Carreras ressaltou que Eduardo Campos foi um “notório homem público que trouxe esperança a milhões de brasileiros, orientando a construção de valores em defesa do povo brasileiro”.