
Foto: Vereador Rinaldo Júnior (PSB)
A Câmara Municipal do Recife aprovou projeto de lei do vereador Rinaldo Júnior (PSB) que institui Paulo Freire como patrono da educação na capital pernambucana. A proposta segue para sanção do prefeito Geraldo Julio (PSB).
O nome de Freire, que já é patrono da educação nacional, foi sugerido em razão da dedicação de grande parte de sua vida à alfabetização e à educação da população pobre e dos relevantes serviços prestados à educação no país, justifica Rinaldo Júnior.
“Professor, educador, pedagogo, escritor, filósofo, o recifense Paulo Freire foi o brasileiro que mais recebeu títulos honoris causa pelo mundo, por isso o nome deste ilustre recifense merece ser exaltado e seu legado reconhecido” , afirma o vereador.
Um dos maiores nomes da educação brasileira e referência mundial, Paulo Freire recebeu 41 títulos de Doutor Honorário em diversas universidades do mundo, incluindo Harvard e Oxford.
O nome do pedagogo voltou ao centro de um debate político este ano, após 22 anos de sua morte.
O presidente Jair Bolsonaro defendeu, em seu plano de governo, “expurgar a filosofia freiriana das escolas”. O ministro da Educação, Abraham Weintraub chegou a criticar o método de alfabetização do educador.
Paulo Freire defendia um ensino que próximo ao repertório social e cultural de cada pessoa, e que considerasse cada experiência de vida, principalmente a do trabalho, já que, naquele caso, ele estava alfabetizando trabalhadores.
Estudos posteriores mostraram que o processo de aprendizado se dá a partir das relações estabelecidas não só dentro das escolas, mas em todos os espaços sociais, reforçando o que o educador defendia.
Com informações do Blog do Jamildo e do jornal O Globo