A falta de planejamento nos últimos oito anos só trouxe prejuízos. A avaliação foi feita por Alexandre Cardoso, candidato a prefeito de Duque Caxias, nos minicomícios realizados na noite desta segunda-feira (17/9) em três pontos do Centro, na Avenida Plínio Casado em frente ao antigo terminal rodoviário, na frente da estação ferroviária e encerrando na Praça do Relógio. O candidato da aliança Amor por Caxias afirmou que os administradores priorizaram a reforma do calçadão do centro e a construção de um mergulhão, atualmente fechado.
“Houve por parte dos dois prefeitos investirem as verbas da prefeitura de maneira errada. Gastaram cerca de R$ 150 milhões no calçadão e mais R$ 50 milhões em um mergulhão que está fechado. Enquanto isso, as escolas precisam de reformas, faltam médicos e remédios nos postos de saúde. O Programa Saúde da Família (PSF) atende um de cada quatro habitantes. Mais de 300 mil pessoas não têm acesso à água em suas residências. Os usuários dos ônibus pagam a tarifa mais cara do Estado do Rio e uma das mais elevadas do país. Será que não deveriam ter priorizado estes problemas no lugar do calçadão ou de um hospital como o Moacyr do Carmo que não funciona?”, revelou Alexandre Cardoso.
Nos encontros que vem mantendo com os moradores de cada bairro do município, Alexandre Cardoso tem ouvido as reivindicações da população e apresentado seu programa de governo. “A nossa proposta é de reformar todas as escolas da rede municipal de ensino, para motivar a criança de oito, nove anos a estudar. Não podemos aceitar que os filhos das pessoas mais carentes não tenham uma escola pública de qualidade. Queremos que as meninas que tiveram filhos com 15,16 ou 17 anos e foram obrigadas a abandonar a escola possam completar o Ensino Fundamental através do Seja Profissional- programa que implantei quando estava à frente da secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia- para atender justamente as pessoas que estão fora das escolas e ao mesmo tempo tenham uma qualificação profissional. Vamos trazer para Duque de Caxias o programa Creche Mãe Noturna destinada às mulheres que trabalham fora e não têm onde deixar seus filhos. É isto que a população deseja. E é isto que iremos fazer. Programas que realmente atendam ao morador”, concluiu Alexandre Cardoso.