O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB-SP), assinou o termo de adesão ao programa federal Internet para Todos, que ampliará a cobertura de banda larga para toda a população.
Atualmente, segundo o socialista, 60% da cidade têm esse tipo de conexão. “Com o programa, áreas rurais que hoje não possuem conectividade terão garantia de acesso à internet. Com esse programa, poderemos chegar a 100% da cidade”, disse.
A prefeitura fará o mapeamento das áreas onde não há conectividade para orientar a instalação das antenas. Cada antena vai atuar em um raio mínimo de aproximadamente 1,5 quilômetro. “Já temos algumas indicações, mas ainda faremos um mapeamento mais fino. A intenção é abrir um canal para que a população também possa indicar alguns pontos”, afirmou o prefeito.
A velocidade da internet será até 40 vezes superior e o preço será um terço inferior ao praticado no mercado nos dias de hoje. A oferta do serviço não será gratuita devido ao grande ônus que as companhias prestadoras do serviço têm para manter a infraestrutura. Independentemente disso, como as empresas terão garantias e isenções, oferecerão uma tarifa menor.
Para fazer a conexão, foram investidos R$ 3 bilhões pelo governo federal no Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), com vida útil de 18 anos.
O governo está cadastrando as empresas interessadas em participar do programa, que levará todo o aparato de internet banda larga gratuitamente a municípios brasileiros por meio de antenas instaladas por companhias prestadoras do serviço.
Para ingressar no programa, as prefeituras têm que se cadastrar e oferecer um terreno para a instalação da antena, fornecida gratuitamente pelo governo federal. Cada município deve garantir, ainda, a segurança do equipamento e o custo da energia da transmissão do sinal. As despesas com energia elétrica serão de responsabilidade dos municípios, mas os custos com instalação serão cobertos pelo governo federal.
A assinatura ao programa ocorreu durante cerimônia na Prefeitura de Campinas e contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.
Com informações da Prefeitura de Campinas