
Prefeito de Campinas Jonas Donizette
A Prefeitura de Campinas, administrada por Jonas Donizette (PSB), conquistou o Prêmio Sasakawa das Nações Unidas para a Redução de Desastres, o mais importante em nível internacional concedido a instituições que tomam iniciativas de enfrentamento a eventos naturais.
O município concorreu com 61 candidaturas de 31 países e foi o escolhido por desenvolver uma abordagem única de comunidade sustentável e pelo compromisso de incluir todos os grupos vulneráveis no mapeamento para mitigação de riscos.
Para o prefeito, o prêmio representa o reconhecimento de Campinas no cenário mundial na redução de riscos e desastres.
“A cidade está preparada para ocorrências que atingem grandes cidades, inundações, queimadas, problemas relativos a questões de temperatura, de fenômenos naturais”, afirma.
“As cidades brasileiras cresceram sem planejamento, e isso muitas vezes acarreta problemas que a defesa civil tem que estar preparada. Para nós, para mim, prefeito, é bom saber que Campinas conta com bons profissionais e com ideias novas para enfrentar desastres”, completa.
Considerada cidade-modelo em redução de desastres, Campinas desenvolve um trabalho de integração de políticas públicas para a redução de riscos e de danos causados por catástrofes naturais. Além disso, o município auxiliou mais de 900 cidades brasileiras na adesão da Campanha Cidades Resilientes da ONU.
A cidade tem um plano local de resiliência de acordo com os padrões do Marco de Sendai, da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável, do Acordo de Paris Cop-21, da Habitat III e da Agenda para a Humanidade.
Com informações da Prefeitura de Campinas