A cidade de Campinas, administrada pelo prefeito Jonas Donizette (PSB), registrou o menor número de vítimas fatais no trânsito de toda a série histórica, iniciada em 1995 com a coleta de dados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Trata-se da melhor marca alcançada em 25 anos e dá cumprimento ao propósito de preservar vidas no trânsito.
De acordo com o Infosiga SP, um banco de dados que reúne informações de acidentes de diversas fontes policiais, em 2019, foram 58 vítimas fatais de acidentes de trânsito na malha urbana. Isto representa uma queda de 11% em relação as 65 mortes registradas em 2018.
Destas 58 vítimas, 32 (55,2%) eram ocupantes de motocicleta. Os pedestres e ocupantes dos demais veículos representaram, cada um, 22,4% do total de vítimas fatais em 2019. Foram 13 vítimas em cada uma das categorias.
Em 2019, o índice de mortes no trânsito por 100 mil habitantes, que é um dado comparativo utilizado no mundo todo, ficou em 4,82. Em países de baixa renda, o índice de mortes no trânsito por 100 mil habitantes é de 24,1. Em países de renda média, o índice é de 18,4; e em países de renda alta, é 9,2. A média mundial é de 17,4; e a média no país é de 17,5. O índice campineiro também ficou abaixo do registrado em cidades paulistas como São Paulo (5,70), Piracicaba (5,44), Jundiaí (5,97) e Sorocaba (7,80).
Na comparação com os dados levantados pela Emdec em 1995, quando foram 181 vítimas fatais no trânsito, a redução chega a 68%. Desde o início da atual gestão municipal, foram 232 vidas preservadas no trânsito.
O balanço de acidentalidade em 2019 foi anunciado pelo prefeito Jonas Donizette nesta quarta-feira (19), na sede da Prefeitura de Campinas.
“É com muita alegria que estamos apresentando os índices positivos de diminuição das mortes no trânsito. O trânsito de uma cidade como Campinas, que recebe todo o fluxo regional, é complexo. Isso torna o resultado ainda mais expressivo”, destacou o prefeito.
“Meu objetivo é deixar Campinas uma cidade mais humana. Com o conjunto de ações que estamos fazendo, as coisas estão acontecendo para tornar isso uma realidade”, completou.
O resultado alcançado é fruto do trabalho realizado pela Emdec em três frentes: Educação, Engenharia de Trânsito e Fiscalização, tendo como norte a Prevenção. Entre as ações destacam-se a implantação dos Corredores BRT; o trabalho de Investigação Avançada de Acidentes de Trânsito; e os estudos realizados pelo Observatório Municipal de Trânsito de Campinas, com foco na prevenção. Também integram o tripé as campanhas de educação no trânsito que mobilizam a sociedade, tais como o Maio Amarelo e a Semana Municipal do Trânsito – Semutran.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Prefeitura de Campinas