O governo do Maranhão, liderado por Carlos Brandão (PSB), celebrou com a Caixa Econômica Federal e o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, um termo de compromisso para o repasse de R$ 237 milhões. Trata-se de um investimento para a realização de obras de implantação do corredor de transporte público na Avenida Litorânea, que passa por três municípios da Região Metropolitana (São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar). Os recursos são provenientes do Novo PAC Seleções.
Além de Carlos Brandão, estiveram presentes na cerimônia de assinatura, em São Luís (MA), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, quatro ministros e o presidente da Caixa, Carlos Vieira.
Brandão afirmou que esse é um dos maiores momentos da história do Brasil. “Esses anúncios são fruto de muito trabalho, de muitos projetos, que eles só acontecem por conta das nossas equipes que trabalham para o projeto e a equipe do presidente Lula que analisa e aprova”, disse.
“Não há nada que me faça perder o otimismo que a gente vai fazer esse país virar um país respeitado no mundo inteiro. Cuidar do povo significa cuidar da educação, da saúde, do transporte, da infraestrutura, levar internet para todos, permitir que todos tenham profissão para cuidar das suas famílias com respeito, dignidade e harmonia”, declarou Lula.
O presidente da Caixa, Carlos Vieira, reforçou o papel do banco como parceiro do governo federal na execução das políticas públicas. “A Caixa reafirma o compromisso de cuidar dos mais carentes. Esse tipo de ação destina recursos para a promoção da segurança, saneamento básico, saúde e habitação e milhares de brasileiros.”, comentou.
A Avenida Litorânea é uma via estratégica para a mobilidade urbana da capital maranhense com extensão aproximada de 5,1 km. Os investimentos servirão para a implantação de faixa exclusiva para ônibus na via, ampliando a conectividade regional e integrando dois importantes polos urbanos na área metropolitana.
Serão três faixas de rolamento em cada pista com 3,1 metros de largura, sendo uma dedicada à circulação de ônibus, revestidas em concreto asfáltico, somando-se à uma faixa adicional para estacionamento.