O exercício do protagonismo político e a união das forças democráticas são a reação que o país precisa nas próximas eleições para superar os retrocessos sociais e combater as ameaças à democracia, afirmou nesta quinta-feira (6), o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, durante o ato de filiação dos deputados estaduais Hermano Morais e Souza Neto e de nove prefeitos e prefeitas, em Natal, Rio Grande do Norte.
Hermano Morais será o pré-candidato do partido à Prefeitura da capital potiguar. Em seu terceiro mandato, o deputado teve 95 leis aprovadas na Assembleia Legislativa e é reconhecido por atuar em áreas essenciais como educação e saúde.
Ao dar boas-vindas aos novos filiados e às demais lideranças socialistas e de outros partidos, Siqueira destacou a estratégia do PSB de priorizar as candidaturas nas capitais e nas grandes cidades.
“A pré-candiatura de Hermano Morais está exatamente dentro da estratégia do nosso partido. Conte com o apoio da direção nacional e com a presença de nossos companheiros durante a campanha”, afirmou Siqueira.
Presidente do PSB-RN, o deputado federal Rafael Motta elogiou a trajetória dos deputados Hermano Morais e Souza Neto como fortes lideranças no Estado. “O PSB do Rio Grande do Norte está passando por um momento de crescimento muito importante e se fortalecendo para as eleições deste ano”, afirmou Motta.
“Estamos muito honrados com a chegada dos deputados, dois parlamentares com atuação de destaque no nosso legislativo estadual, e de tantos outros filiados, incluindo prefeitos e prefeitas de todo o Rio Grande do Norte”, complementou.
Em sua saudação, o deputado Hermano Morais afirmou que ele e o Souza Neto chegam ao PSB trazendo lideranças de todo o Estado para se somarem aos já filiados num trabalho de reorganização e fortalecimento da legenda.
“Estamos juntos para lutar e fazer avançar Natal, o Rio Grande do Norte e o Brasil. Estou muito feliz com a acolhida, o estímulo e a forma democrática de fazer o partido. Não estamos chegando só. Estamos chegando e trazendo gente para contribuir com o fortalecimento do PSB. Estamos juntos, abrindo frentes e fazendo crescer o PSB no Rio Grande do Norte”, disse Hermano.
A respeito da pré-candidatura a prefeito, Hermano Morais disse estar pronto para encarar o desafio e para “resgatar Natal do atraso”. “Nós queremos fazer diferente , ouvindo o povo, num trabalho de construção da nossa pré-candidatura”, afirmou.
AUTORREFORMA E JUSTIÇA SOCIAL– Durante o ato de filiação, Carlos Siqueira disse que o país precisa de governantes comprometidos com a população mais pobre para superar as profundas e persistentes injustiças sociais.
“Essa eleição será importante, essa eleição será simbólica. Acredito que Hermano Morais representará o nosso partido, estando sempre ao lado da população, sobretudo daquela que mais precisa dos serviços públicos, tão precarizados, nada obstante o absurdo de impostos que pagam”, afirmou Siqueira.
No atual momento de difícil conjuntura nacional, o PSB deve ser organizado por homens e mulheres dispostos a resistir aos retrocessos e a lutar pela manutenção e ampliação dos direitos sociais e políticos da população, disse Siqueira.
“Precisamos consolidar ainda mais a democracia para que possamos superar certos perigos deste momento. O eleitor e a reação da sociedade brasileira não permitirá que o retrocesso se estabeleça. No país, não pode haver retrocesso nem democrático, nem social”, afirmou.
As injustiças sociais só serão superadas pelos brasileiros se eles estiverem exercendo o protagonismo e a cidadania política, filiados a um partido, ou em uma organização sindical ou social, “trabalho que engloba não só trabalhadores, sobretudo eles, mas empresários, comerciantes e todos os homens que trabalham na produção”, defendeu.
Para o presidente do PSB, a “única” razão da existência do Partido Socialista Brasileiro é a de lutar pelas causas sociais e pela democracia, “porque fora dela não há solução adequada para o conjunto da população”.
Siqueira disse ainda que o partido está sendo reorganizando coletivamente, fazendo a sua autorreforma e a sua autocrítica. “Erros todos os seres humanos e instituições cometem. Mas nós estamos em um processo de restauração do partido, para recolocá-lo em sua linha histórica de compromissos com a população brasileira e com o nosso país”, afirmou.
Veja as fotos do ato de filiação:
Assessoria de Comunicação/PSB nacional