O presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Siqueira, participou da abertura da tradicional Feira Nacional de Negócios do Artesanato, que está em sua XVI edição. O evento pernambucano é considerado o maior da América Latina e vai até o próximo dia 12, no Pavilhão do Centro de Convenções.
Também participaram do evento a ex-primeira-dama, Renata Campos; vice-presidente do PSB, Beto Albuquerque; presidente da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande; os senadores, Fernando Bezerra Coelho e Marta Suplicy; secretários estaduais e representantes do Congresso Nacional.
Nesta edição, a Fenearte homenageia, com uma exposição no mezanino, duas grandes referências da cultura pernambucana. O poeta popular Lourival Batista, conhecido como Louro do Pajeú, e o artesão Manoel Borges da Silva, lembrado como Mestre Nuca de Tracunhaém.
Para o governador de Pernambuco, os artistas “contribuíram com sua arte para Pernambuco ser o que é hoje no artesanato e na cultura”. Ao se dirigir ao poeta Antônio Marinho, neto do Louro do Pajeú, Paulo Câmara enfatizou que o homenageado plantou "sementes” que emocionam. “Temos o sentimento de que estamos fazendo uma homenagem mais do que justa a um grande pernambucano, um grande artista".
Reverenciando o Mestre Nunca, Câmara destacou que a dedicação dos filhos do artesão, que mantêm viva sua arte e obra, “é a mesma determinação que a gente quer perpetuar junto com eles, para que isso possa acontecer de maneira cada vez maior”.
A FENEARTE
Considerada a maior do segmento na América Latina, a feira ocupa uma área de 29 mil m², com cerca de 800 espaços e mais de cinco mil expositores, entre artesãos de Pernambuco, do Brasil e do mundo, representado uma participação recorde de 51 países. Com investimento de R$ 5,5 milhões e expectativa de movimentação financeira superior a R$ 40 milhões, a Fenearte 2015 espera atrair um público de 320 mil pessoas.